top of page
Buscar

Incerteza


A vida é feita de escolhas, mas é fato que não temos garantias de nada. Não sabemos o que nos acontecerá e muito menos quando nos sucederá alguma coisa. Entretanto, vivemos como se tivéssemos certeza absoluta de tudo e como se tudo estivesse garantido, mas as intempéries acontecem, as dores surgem e tudo isso acontece por causa da imprevisibilidade da vida. É fundamental entendermos que não temos certezas e devemos contar com as surpresas e saber que a única certeza que trazemos para a vida é a morte. Fazer planos é muito bom, mas precisamos lembrar o que diz a Escritura:


Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 4.13-17). 

O que esse texto nos ensina?


A primeira realidade que o texto ensina é que não há certezas do que nos pode suceder na vida. Tiago declara de maneira enfática que podemos projetar as coisas, afirmar que iremos fazer isso ou aquilo, mas a verdade é que não sabemos se tal acontecerá. Desejamos, sonhamos e projetamos, mas viver é caminhar pela linha da incerteza.


A segunda realidade que o texto apresenta é que a vida é breve. Tiago declara que a vida é como um vapor, mostrando assim a fragilidade humana e a sua brevidade. Portanto, devemos desfrutar do hoje e viver intensamente, valorizando tudo o que temos e desfrutando da companhia daqueles que estão ao nosso lado, dizendo-lhes o quão importantes são para nós, até porque, não temos garantias de que o amanhã chegará para nós, pois a vida é breve!


Por último, não deixe de fazer o bem. Seja uma pessoa que espalha bondade, que se alegra em fazer o bem. Não se tranque no egoísmo e não viva para somar e amealhar, passando por cima dos demais. Faça o bem, até porque não fazê-lo é pecar.

Viver é caminhar pela linha da incerteza e nessa breve caminhada só temos a certeza de que a morte é certa. Entretanto, é preciso viver com sentido, fazendo o bem e amando o seu próximo como a si mesmo, estando completamente consciente de que somos dependentes de Deus.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page