top of page
Buscar

Inesquecível



Alex Dias Ribeiro escreveu um livro intitulado Atletas de Cristo, onde entrevista vários atletas e lhes questiona como gostariam de ser lembrados passados 100 anos. No evangelho de Marcos, encontramos um relato em que o Senhor Jesus declara que a atitude de uma mulher havia sido tão importante que, onde quer que o evangelho fosse pregado, ela seria lembrada por tal atitude. Nesse relato de Marcos,


Enquanto isso, Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Quando ele estava à mesa, uma mulher entrou com um frasco de alabastro contendo um perfume caro, feito de essência de nardo. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça dele. Alguns dos que estavam à mesa ficaram indignados. “Por que desperdiçar um perfume tão caro?, perguntaram. “Poderia ter sido vendido por trezentas moedas de prata, e o dinheiro, dado aos pobres!E repreenderam a mulher severamente. Jesus, porém, disse: “Deixem-na em paz. Por que a criticam por ter feito algo tão bom para mim? Vocês sempre terão os pobres em seu meio e poderão ajudá-los sempre que desejarem, mas nem sempre terão a mim. Ela fez o que podia e ungiu meu corpo de antemão para o sepultamento. “Eu lhes digo a verdade: onde quer que as boas-novas sejam anunciadas pelo mundo, o que esta mulher fez será contado, e dela se lembrarão (Mc 14.3-9).

Além de recordar essa mulher, olhando para o que ela fez, podemos analisar também a atitude dela e o que isso nos ensina.


A primeira lição que aprendemos é que devemos entregar o melhor para Deus. Aquela mulher apareceu e ungiu o Senhor com um bálsamo valiosíssimo, atitude que causou revolta nos demais participantes que insinuam que o mesmo poderia ser vendido e o valor distribuído aos pobres. Duas coisas aqui precisam ser ditas: a primeira é que é muito fácil administrar e determinar o que fazer com os bens dos outros e a segunda é que é fácil ser generoso com o que pertence aos demais. O difícil é abrir mão do que é seu.


Na história relatada no evangelho de Marcos, aquela mulher tomou uma atitude corajosa e chegou aos pés do Mestre e derramou sobre ele um bálsamo caríssimo, demonstrando que o Senhor deve receber de nós o que de mais valioso que temos para oferecer-lhe.


A segunda lição que aquela mulher perpetua e nos faz lembrar é que não devemos olhar para os nossos próprios interesses. O texto diz que ela abdicou daquele perfume, não se preocupou com a valor do mesmo e do benefício que ele lhe traria. Ela olhou para Jesus Cristo e, ao fazê-lo, mesmo sem que o soubesse, estava cuidado e preparando o Senhor para o seu sepultamento. Portanto, aquela mulher não olhou para os seus interesses e foi a primeira pessoa que agiu cuidando do Senhor.


Por último, ela tem que ser recordada por não se deixar levar pela censura dos demais. Pelo fato de ter invadido um espaço masculino, rompeu todo o protocolo, não se importou com o pensamento alheio e muito menos com a censura que lhe foi dirigida. Observe que a prioridade foi estar aos pés do Senhor e entregar-lhe o melhor que possuía.


O Senhor falou que essa história seria recordada onde o evangelho fosse pregado e assim acontece até os dias atuais. Ao recordamos o que ela fez e ao fazê-lo lembramos que nossas atitudes podem marcar a história e fazer história. Entretanto, que o que fizermos seja seguindo o exemplo dela que entregou o melhor ao Senhor e decidiu ficar aos seus pés. O que tu irás fazer?


89 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page