Intercessão

Mateus mostra que Jesus, em seu curto ministério investiu tempo com as pessoas e conscientizou aqueles que caminhavam com Ele para que percebessem a dimensão do trabalho que tinham para realizar. Isso fica claro nas palavras do próprio Jesus aos seus discípulos: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.37-38). Essas palavras surgem depois o Mestre ter visto a multidão e ter sentido profunda compaixão por ela.
Olhando para esse texto, tomo consciência dos seguintes aspectos:
A dimensão da obra. Jesus vê a multidão e diz aos seus discípulos que há muita gente que está pronta para ser colhida. Ele olha e diz que a seara é grande. Todo aquele que caminha com Cristo precisa ter consciência da enormidade do campo trabalho. É essencial olhar para as pessoas e vê-las como aqueles que receberão o seu esforço, dedicação e entrega, mas acima de tudo vê-las como pessoas de grande valor e que precisam ser amparadas e resgatadas.
O segundo aspecto é a escassez de trabalhadores. Jesus diz aos seus seguidores que há poucas pessoas para realizarem a obra de Deus. Uma obra enorme, poucos trabalhadores. Sendo assim, é preciso manter o foco e não dispersar e muito menos procrastinar.
Quem aceita o desafio de caminhar com Cristo, precisa estar consciente que o chamado é para trabalhar e investir a sua vida na vida de outras pessoas. Portanto, o chamado é para ser bênção na vida dos outros e é abençoando que se é abençoado.
É fundamental interceder por mais trabalhadores. O Mestre diz aos seus discípulo que eles devem suplicar por trabalhadores. É fundamental interceder por mais trabalhadores e aqui é essencial perceber que essa realidade nos coloca na condição dependente. Quem caminha com Cristo percebe é dependente de Deus e de seu irmão, pois só assim poderá realizar a obra.
Jesus diz que quem caminha com ele deve reconhecer que tem necessidade de ajuda, que não é capaz de realizar a tarefa sozinho. Por isso, é fundamental interceder ao Pai que envie mais trabalhadores e aqui está a outra lição, aceite quem o Pai enviar e caminhe lado a lado na prossecução da obra.
Jesus fala para todos aqueles que decidem caminhar com Ele que é fundamental ter consciência da dimensão da obra que se tem para realizar, e que por isso, há necessidade de trabalhadores. Sendo assim, é fundamental que haja intercessão ao Pai por trabalhadores.