top of page
Buscar

Intimidade com Deus



Em uma de suas passagens por Portugal, a cantora Maria Betânia concedeu uma entrevista a radio TSF, e nessa entrevista, ela teve oportunidade de falar sobre os mais variados assuntos, explorando dela não somente a questão musical. O entrevistador questionou-a sobre a maneira como ela vivia a sua religiosidade, ao que Betânia lhe respondeu, como boa baiana que era, que vivia o sincretismo religioso típico de sua cidade, Santo Amaro. Na entrevista, falou que ora muito e que tem intimidade com “nossa senhora”, foi aí que o entrevistador perguntou-lhe porque ela não tinha intimidade com Deus e a resposta dada por ela foi que Deus é muito solene e, por outro lado, Maria tinha sido mulher, havia se casado, tido filhos e, por isso, era mais fácil ter intimidade com Maria.

Não desejo entrar em polêmica, até porque sou um defensor da liberdade religiosa. Entretanto, é preciso dizer que Betânia erra quando diz que não podemos ter intimidade com Deus. A Bíblia declara que devemos invocar o Senhor porque Ele está perto (Is 55.6). Além disso, podemos tratá-lo de uma maneira carinhosa, pois temos o privilégio de chamá-lo de Paizinho (Rm 8.15; Gl 4.6). Sendo assim, ela equivocou-se ao declarar que Deus é solene e não podemos ter intimidade com Ele.

É fundamental afirmar que ela está equivocada ao afirmar que Deus não entende os nossos dilemas. Precisamos lembrar que Deus encarnou, Ele se fez homem e passou por tudo o que nós passamos. Ele nos compreende muito bem. Ele vive e conviveu próximo das pessoas, teve intimidade com elas. Jesus tocou e deixou-se tocar. Amou e foi amado e continua amando-nos e deseja que o amemos e tenhamos intimidade com Ele. O Senhor veio até nós, veio para nos manifestar a glória do unigênito do Pai (Jo1.14), e comprar-nos para Si, pagando o preço por nossas vidas na cruz do Calvário.

A entrevista de Betânia deixou-me triste. Percebi uma mulher de uma profunda espiritualidade, cheia de fé mas a sua fé, não tinha uma base sólida, pois a mesma não estava firmada em Jesus. A Bíblia declara: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2.5). Deus deve ser adorado e reverenciado, mas Ele é um Deus que se faz próximo e caminha conosco. Jesus disse que está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Sua presença é constante e isso demonstra que podemos viver uma relação íntima com Ele.

Maria Betânia precisa entender que a intimidade com Deus inicia-se quando a pessoa entrega a sua vida a Ele. Acontece quando a pessoa desiste de realizar sua própria vontade e diz que o importante é que a vontade d’Ele se concretize. Intimidade com Deus é cantar como cantou o salmista: “Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!” (Sl 42.1). A intimidade com Deus surge da nossa busca sincera por Ele e não por intermediários. Por isso, busque a Deus.

De alguém que busca a cada dia ter intimidade com o Senhor e chama-O de paizinho querido.


#vida #Deus #proximidade #intimidade #amor

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page