top of page
Buscar

Intimidade com Deus



Nos dias de Neemias, o povo de Judá vivia sobre os escombros do que restara da cidade e do país. Aquelas pessoas estavam solitárias, angustiadas e vazias. A expressão religiosa não passava de um ritual sem grande importância e não havia uma preocupação autêntica e cuidadosa com as coisas de Deus.

Neemias encontrava-se na corte do rei e, por isso, era uma pessoa privilegiada, pois a crise não o preocupava. Socialmente estava muito bem colocado e financeiramente também. Mas este homem preocupava-se com os demais e, por isso, ele é um exemplo para nós, uma vez que a sua atitude e entrega é o que mais estamos necessitando em nossos dias.

O livro de Neemias transpira intimidade com Deus. Ele é alguém de profunda intimidade com o Senhor e esta intimidade é fruto da visão correta que ele tem de Deus. Creio que muitas pessoas não desejam se relacionar com Deus ou não têm intimidade com Ele por não saberem quem é o Senhor. Entretanto, Neemias diz o seguinte acerca do Senhor: “tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste, (…) tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque tu fielmente te houveste, e nós impiamente nos houvemos” (Ne 9.17c;33). Se não tivermos um conceito correto de Deus, viveremos vidas com baixo conceito moral. Notem que quem tem um conceito correto de Deus, afasta-se do pecado. Neemias não explorava o povo e ele deixa claro o motivo: “Além disso, desde o vigésimo ano do rei Artaxerxes, quando fui nomeado governador deles na terra de Judá, até o trigésimo-segundo ano do reinado, durante doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos a comida destinada ao governador. Mas os governantes anteriores, aqueles que me precederam, puseram um peso sobre o povo e tomaram deles quatrocentos e oitenta gramas de prata, além de comida e vinho. Até os seus auxiliares oprimiam o povo. Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira” (Ne 5.15). Da mesma maneira, José não aceitou deitar-se com a mulher de Potifar (Gn 39.9) e o motivo que o levou a agir assim, foi o mesmo de Neemias, o temor do Senhor. Qual é o nosso conceito de Deus?

Neemias era alguém que tinha intimidade com Deus, mas quais são as características de uma pessoa que tem intimidade com o Senhor?

A primeira coisa que o livro de Neemias nos ensina sobre alguém que tem intimidade com o Senhor é que essa pessoa é uma pessoa de oração. A oração domina o livro de Neemias. Ele é um homem que busca a Deus em todas as circunstâncias. É alguém que ora sem cessar. Este é o desafio que nos é lançado pelo apóstolo Paulo que diz: “Orai sem cessar” (1Ts 5.17). Mas o que é oração para nós? Eugene Peterson diz que oração é a nossa resposta a Deus, pois ele é quem fala primeiro. Entretanto, para muitas pessoas é um ato de solidariedade vazia e, por isso declaram: Não posso fazer nada por você, vou orar. Entretanto, a oração é o melhor que podemos fazer quando desejamos investir na vida de alguém. Temos orado?

A segunda característica de quem tem intimidade com Deus é a consciência da sua condição. É notável ver a consciência de Neemias. Ele não escondeu nada. Ele não jogou a toalha pro alto e, muito menos, atirou as coisas para debaixo do tapete, sem falar que ele não é vitimista e não culpabilizou os outros, mas sim reconheceu que era pecador e confessou o seu pecado (Ne 1.11).

Outra característica de quem tem intimidade com o Deus, é que ela ensina a Palavra do Senhor para que os demais a entendam. O texto diz o seguinte: Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra. Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido” (Ne 8.6-8). Para ensinar é preciso conhecer, saber e portanto, é preciso mergulhar nas Escrituras. Quem tem intimidade com Deus, ama a sua Palavra e é diz ao povo para levar Deus a sério (Ne 9.1-10; 13.15-22)

Quem tem intimidade com Deus, é comprometido com a sua obra e investe em seu sustento. Neemias diz: “Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida, e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto haviam voltado para suas próprias terras. Por isso repreendi os oficiais e lhes perguntei:Por que essa negligência com o templo de Deus? " Então eu convoquei os levitas e cantores e os coloquei em seus postos. E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos. Coloquei o sacerdote Selemias, o escriba Zadoque e um levita chamado Pedaías como encarregados dos depósitos e fiz de Hanã, filho de Zacur, neto de Matanias, assistente deles, porque esses homens eram de confiança, e ficaram responsáveis pela distribuição de suprimentos aos seus colegas.


Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto” (Ne13.10-14).

Por último, quem tem intimidade com Deus, não se deixa corromper e seus relacionamentos são sérios e honestos. Portanto, que em nosso viver sejam vistas as características de uma pessoa que tem intimidade com Deus.


#vidaespiritual #Deus #intimidade #proximidade

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page