top of page
Buscar

Invoque o nome do Senhor



Qual é a história de sua família?


Somos fruto de uma relação e o passado mostra o estilo de vida dos nossos antecessores. É olhando para trás que podemos saber o porque da nossa formação. Nossa história não se inicia com o nascimento. Ela é o acumular das histórias e das vidas que formaram a rede de nossa família.


Enos vem de uma família que conheceu Deus, teve intimidade com Ele, mas deixou de O adorar e buscar. Eles reconheciam a existência de Deus, reconheciam que Deus era abençoador, mas não queriam relação nenhuma com Ele. Sendo assim, o processo natural seria Enos viver sua vida sem se importar com a realidade de Deus. Seria normal viver o presente e construir sua vida focado apenas no material e nunca no espiritual. Entretanto, ele age de forma diferente, indo na contramão dos seus dias, ele percebe que é impossível viver sem se relacionar com Deus.


Olhando para a vida deste homem aprendo as seguintes lições:


Sempre há uma possibilidade de começar novamente. É interessante, pois Enos é filho de Sete, que nasce para ser o sucessor de Abel que fora assassinado por Caim. A maldade havia se instalado na terra. Os descendentes de Caim, são bélicos, violentos e se creem auto-suficientes. Enos significa o homem em sua fragilidade, não que seja doente, mas aquele que reconhece-se dependente e frágil diante do Todo-Poderoso, o que não fazia a linhagem de Caiam. É em Enos, que a adoração surge. Ele é quem começa novamente a invocar e adorar a Deus.


A relação com Deus é exclusiva e pessoal. Podemos intuir que Enos conhecia a história de sua família. Sabia o que havia acontecido, mas ele não aceita ficar naquela situação. Ele não quer ser um fugitivo de Deus. Ele muda a história, reconhece que é impossível viver sem Deus e por isso, O invoca, clama pela misericórdia de Deus e não se julga auto-suficiente.


Enos compreendeu que Deus é pessoal e se relaciona com o ser humano de forma exclusiva. Ele é neto de Adão, o fugitivo que virou às costas para o Senhor, mas Enos seu neto percebe que não pode viver sem Deus. Ele reconhece sua fragilidade e volta-se ao Senhor.

Os ancestrais de Enos transmitiram-lhe um legado triste, desesperador e acima de tudo, longe de Deus e sem uma relação íntima com o Criador. Contudo, ele não aceitou seguir o padrão que lhe foi transmitido. Enos volta-se para o Criador e o invoca e a partir dele a humanidade passou a invocar o nome de Deus.


A história de seus ancestrais pode até ser triste, pode ser trágica, mas ela jamais poderá definir quem você é e o legado que você deixará para o futuro. A Bíblia diz: “A Sete também nasceu um filho a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.” (Gn 4.26). Siga o exemplo e o legado deixado por Enos e invoque o nome do Senhor!


#Deus #orar #vida #confinamento #família

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page