top of page
Buscar

Jesus: O Deus das crianças


Conta-se uma história da existência de um casal cheio de talento, mas que estava triste pensava em desistir da comunidade que faziam parte, pois tinha um filho pequenino e, como tal, passado algum tempo tornava-se irrequieto. Logo, para muitos, era completamente desagradável e inconveniente o comportamento da criança. Foi essa também a visão do líder da comunidade que repreendeu os pais e disse que fizessem a criança calar para não atrapalhar a celebração que acontecia na comunidade. Esse fato me fez olhar para trás e ver a atitude de Jesus, o modo como ele convivia e acima de tudo, interagia com as crianças enquanto ensinava e, foi aí que percebi que o Mestre tinha prazer nas crianças e não se importava com a agitação delas. O texto do evangelho deixa isso claro:


“Nessa ocasião, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: “Afinal, quem é o maior no reino dos céus?. Então Jesus chamou uma criança pequena e a colocou no meio deles. Em seguida, disse: “Eu lhes digo a verdade: a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus. Quem se torna humilde como esta criança é o maior no reino dos céus, e quem recebe uma criança como esta em meu nome recebe a mim. Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequeninos que em mim confiam, teria sido melhor ter amarrado uma grande pedra de moinho ao pescoço e se afogado nas profundezas do mar” (Mt 18.1-6). 

Esse texto apresenta-nos lições profundas que não podemos desprezar.


Primeira: Jesus, o Deus das crianças, declara que quem deseja entrar em seu reino deve ser como criança. Portanto, o Senhor declara que o reino de Deus está aberto para aqueles que rompem com o egoísmo e orgulho, pois ele é para os simples e que não tem capacidade nenhuma em si, mas são completamente dependentes de Deus. Jesus, o Deus das crianças, deseja que nos dispamos da nossa altivez e humildemente reconheçamos que somos completamente dependentes dele.


Segunda: Jesus, o Deus das crianças, ensina que a mensagem tem que ser atraente e cativante para os mais pequeninos. O texto é maravilhoso, pois a criança estava ali presente, não incomodava o Mestre, mas aprendia com Ele e sobre Ele. Portanto, a linguagem do Mestre era simples, mas cativante ao ponto de fazer com que as crianças ficassem aos seus pés. Jesus, o Deus das crianças, ensina coisas profundas, mas ensina com simplicidade que até crianças percebem e é como elas que devemos ser.

Terceira: Jesus, o Deus das crianças, ensina que é essencial cuidar e acolher a todos. Um dos significados para pequeninos aqui, são os marginalizados, aqueles que são deixados de lado. Portanto, Jesus, o Deus das crianças, nos desafia a ser acolhedores, inclusivos, sem desprezar ninguém, permitindo que o amor transborde em graça para vida deles.

Jesus, o Deus das crianças, acolhe a todos aqueles que rompem com o seu orgulho, cuida daqueles que deixam de lado sua autossufiência e se veem carentes e dependentes d’Ele. Já te tornaste uma criança?

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page