Jesus: O Deus desalojado

O momento que vivemos está sendo marcado por tragédias. Podemos observar ao redor do mundo guerras, catástrofes de todo tipo e como resultado de tudo isso, milhares de pessoas que perderam tudo, ficaram desalojadas e sem ter para onde ir. Esses desalojados batem em muitas portas, mas elas não se abrem, muitos deles estão em campos de refugiados, ficam sempre do lado de fora. Jesus, também ficou desalojado. Quando do seu nascimento, seus pais não conseguiram uma estalagem e ele nasceu numa estrebaria. Entretanto, o Senhor declara que num determinado momento a sua igreja o deixou do lado de fora. O Senhor da igreja, foi desalojado. Encontramos essa narrativa no livro do Apocalipse:
“Escreva esta carta ao anjo da igreja em Laodiceia. Esta é a mensagem daquele que é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, a origem da criação de Deus: Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro! Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca. Você diz: Sou rico e próspero, não preciso de coisa alguma. E não percebe que é infeliz, miserável, pobre, cego e está nu. Eu o aconselho a comprar de mim ouro purificado pelo fogo, e então será rico. Compre também roupas brancas, para que não se envergonhe de sua nudez, e colírio para aplicar nos olhos, a fim de enxergar. Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos. O vitorioso se sentará comigo em meu trono, assim como eu fui vitorioso e me sentei com meu Pai em seu trono. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.14-22).
O que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que esse texto ensina é que Jesus, o Deus desalojado não desiste de seu povo. O texto é chocante, pois a igreja que se diz ser do Senhor, o desalojou, colocou-o do lado de fora. Entretanto, Jesus, o Deus desalojado, mesmo assim achega-se, bate e pede para entrar. Ele é o Senhor da igreja, mas não é um tirano e é por isso, que Ele não força a entrada. Jesus, o Deus desalojado pede para entrar, pede para ser abrigado e acolhido em sua própria igreja.
A segunda lição que esse texto ensina é que Jesus, o Deus desalojado deseja celebrar com o seu povo. Toda e qualquer celebração da igreja em que o Senhor da igreja não esteja presente, é apenas uma celebração social, onde o homem tenta assumir o protagonismo e o lugar de Deus. Jesus, o Deus desalojado, bate e diz que deseja entrar para que possa acontecer a verdadeira celebração.
Jesus, o Deus desalojado, deseja entrar na sua igreja. Deseja entrar em nossas vidas. A questão é: Darás morada para Jesus?