top of page
Buscar

Jesus: O Deus que desce


Quando nos debruçamos sobre os estudos da Bíblia, percebemos que o caminho da glorificação de Jesus é descendente. Ou seja, o Deus Todo-poderoso, o soberano, fez-se homem, desceu do seu trono e veio ao nosso encontro. Ele deixou a sua glória, quando apequenou-se e tornou-se um de nós. Na pessoa de Jesus, podemos ver a fragilidade de Deus, pois a sua encarnação mostra-nos que Ele desceu e sofreu para que pudéssemos ser resgatados. Portanto, o Deus que desce é o que nos chama para o engrandecimento, através do esvaziamento. Deus desceu, humanizou-se e se mostrou na pessoa de Jesus. Ele sofreu por nós, sentiu as nossas dores e as nossas mazelas. Ele identificou-se conosco. Jesus veio ao nosso encontro, desceu para se fazer próximo e tornou-se nosso companheiro de jornada. O encontro com Deus acontece pela via descendente, pois Deus desceu, encarnou e manifestou a sua face a nós. O apóstolo João, sobre essa realidade escreveu:


“No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele existia no princípio com Deus. Por meio dele Deus criou todas as coisas, e sem ele nada foi criado. Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz a todos. A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la. Deus enviou um homem chamado João para falar a respeito da luz, a fim de que, por meio de seu testemunho, todos cressem. Ele não era a luz, mas veio para falar da luz. Aquele que é a verdadeira luz, que ilumina a todos, estava chegando ao mundo. Veio ao mundo que ele criou, mas o mundo não o reconheceu. Veio a seu próprio povo, e eles o rejeitaram. Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram segundo a ordem natural, nem como resultado da paixão ou da vontade humana, mas nasceram de Deus. Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai”. (Jo 1.1-14). 

Quando pensamos no cristianismo, refletimos sobre algo que aconteceu à pessoa de Jesus de Nazaré e através dele. Jesus é o Deus que desce, o que Deus que se humaniza e nesse processo descendente podemos compreender e aprender as seguintes lições:


Jesus desce para que possamos conhecer e ver a face amorosa de Deus. Esses versículos mostram-nos que Deus desceu e mostrou-se, não ficou mais oculto. Portanto, o Deus que não podia ser visto, veio habitar entre os homens e mostrou a sua face. O Senhor, o Criador de todas as coisas, o Autor da vida, o Deus de luz se revestiu de carne e veio habitar em nosso meio. Ele se manifestou cheio de graça e verdade. Deus se fez um como nós, desceu do céu e veio ao nosso encontro e doou-se por completo a nós, manifestou a sua graça e tronou-se a . Jesus desceu e decidiu nos mostrar a face graciosa de Deus. Ele desceu para encontrar as pessoas e dar sua vida por todos. Deus desceu, se humanizou, doou-se por amor de nós, manifestou a sua graça e tronou-se a nossa salvação. Jesus desceu para ser a luz que nos orienta no caminho. Deus humanizou-se, tornou-se frágil, veio ao nosso encontro e veio porque estávamos mortos e completamente em trevas. O Deus que desceu, foi o Deus que nos iluminou e resplandeceu a face amorosa do Pai. Jesus desceu, veio para nos iluminar e para que possamos ver a face gloriosa de Deus. Ele brilhou no passado, mas continua brilhando no decorrer da história, no meio das trevas atuais. Jesus, o Deus que desceu, se fez um conosco e veio para nos iluminar e manifestar a glória do Pai.


Jesus desceu para nos adotar como filhos de Deus. Jesus entrou na nossa história, invadiu o nosso mundo, fragilizou-se, humanizando-se para que pudéssemos entrar em sua família. Ele veio para que nos tornássemos filhos de Deus. Foi Ele quem nos concedeu esta capacidade, foi por vontade dele que nos fizemos seus filhos. Portanto, Jesus desceu para que fôssemos feitos filhos de Deus e isso só é possível se nascermos de novo. Ele desceu para que possamos ser adotados por Deus. Portanto, a adoção é o mais alto privilégio que recebemos através da graça de Deus.

Jesus desceu para nos fazer participantes da família de Deus, veio para nos tornar seus irmãos e realizar a vontade do Pai. Ele nos adotou! Ele desceu para que fôssemos feitos filhos de Deus e sermos amados de Deus e por Deus. Dessa forma, a adoção nos apresenta um Deus afetivo.


Jesus é o Deus que desce, vem ao nosso encontro, de maneira afetuosa, vem chamando-nos para Si. Ele nos faz membros de sua família. Ele desce para que possamos ser seus irmãos, seu povo. Sim, Jesus desceu para ser o nosso Senhor, mas também para nos tornar membros de sua família e ser o nosso irmão. A nova vida nasce da vontade de Deus, o Deus que desceu ao nosso encontro e nos torna seus filhos.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page