top of page
Buscar

Lições de vida


Vivemos a era da tecnologia, no mundo das rápidas transformações onde as informações nos chegam de forma tão acelerada que mal temos tempo para analisá-las e, portanto, há nesse processo todo, muita informação falsa e muito engano que são transmitidos e vão se avolumando, crescendo feito uma avalanche. Entretanto, o autor de Eclesiastes foi um homem que aprendeu a contemplar a vida e assim, aplicar às lições que aprendeu de tal fato. E nesse processo ele disse que


Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de se entristecer, e tempo de dançar. Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se afastar. Tempo de procurar, e tempo de deixar de buscar; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de remendar; tempo de calar, e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz (Ec 3.1-8). 

Quais são as lições que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que o texto ensina é que tudo tem o seu fim. Todas as coisas começam e terminam e a verdade é que não há como evitar tal situação. Vida e morte fazem parte de um mesmo ciclo. Tanto como o plantar e o colher tem o tempo determinado. Portanto, é fundamental aprender a conviver com as situações da vida percebendo que tudo tem princípio e fim.


A segunda lição que o texto ensina é que precisamos discernir qual o momento que estamos vivendo. É preciso saber o momento que se vive para que possa partilhar as emoções e sentimentos. É fundamental entender o momento vivencial para que os outros possam compreender a situação que estamos vivendo e assim, poder ser o ombro amigo e partilhar a vida com toda a sua intensidade.


A terceira lição que o texto ensina é que precisamos aprender a viver as situações da vida. Não importa qual seja a situação, todas elas são passageiras e consequências da vida. É preciso ter sensibilidade para compreender as situações e perceber que elas terão seu fim e por isso, sem menosprezar nenhuma situação é fundamental viver com sentido.


O autor de Eclesiastes nos ensina a olhar para nossas experiências para que possamos tirar as lições de cada situação e entender que tudo tem seu princípio e o fim, e é fundamental viver com sentido e graça.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page