top of page
Buscar

Mantenha a calma



Existem pessoas que parecem estar zangadas com a vida e com todos, e não é tão incomum cruzarmos com pessoas assim no nosso dia a dia. São pessoas que brigam com a sua própria sombra, às quais costumamos chamá-las de pavio curto. Entretanto, evitamos o contato com pessoas assim, não queremos estar perto de gente que explode por tudo e por nada. Ninguém consegue conviver com alguém que vive gritando, que não mostra equilíbrio.

No dia a dia, nos cruzamos com pessoas assim, e, quem garante que nós mesmos, não somos assim?

É claro que nós conhecemos pessoas iracundas e temos consciência do quão difícil é conviver com elas.

Da mesma forma que não nos sentimos bem com esse tipo de pessoas, os outros também não irão sentir-se bem conosco se também formos assim.

É fundamental avaliarmos como estamos agindo em relação às pessoas que nos cercam. Quais são as nossas reações e a maneira como lhes respondemos? Será que em nossos diálogos, pensamos que temos sempre razão e vivemos gritando com as pessoas? Temos mostrado equilíbrio em nosso trato com os outros?

O apóstolo Paulo tratou dessa temática em várias de suas cartas, mas gosto especialmente da maneira como ele escreve à igreja de Filipos. Nessa carta, ele diz o seguinte: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” (Fp 4.5). O termo utilizado para moderação, pode ser também bondade, paciência e equilíbrio e Paulo diz que essa característica do cristão verdadeiro precisa ser conhecida de toda gente. Por que a nossa moderação deve ser conhecida de todos os homens? Ele diz, porque o Senhor está perto. Portanto, esse equilíbrio, a busca pela moderação é fruto da caminhada com Cristo.

As pessoas devem o nosso desejo de sermos pessoas equilibradas. Pessoas que exercem o domínio próprio e que conseguem se manter calmas e ficam inabaláveis no meio das tentações, das situações extremas, do exagero dos erros. Diante de todas essas situações devemos mostrar equilíbrio.

É preciso manter a calma para que a nossa benignidade seja manifestada às outras pessoas. Uma pessoa equilibrada, que vive buscando agradar a Cristo, aprende abrir mão dos seus direitos para beneficiar os outros. Quem é equilibrado, quem consegue demonstrar generosidade e bondade vai ser uma pessoa pacífica e evitará confusão.

O que nos leva agir assim? Paulo diz que devemos agir assim porque o Senhor está perto e Ele cuidará de nós.

Como é que eu estou agindo em relação aos outros? Somos moderados e bondosos?

Ser equilibrado é algo difícil. Mostrar bondade numa sociedade violenta é um desafio muito grande, mas não é impossível. Nós podemos ter essas características em nossas vidas. Não é algo impossível e distante de nós. Contudo, para que isso aconteça, devemos permitir que o Senhor, que está perto, tome o controle das nossas vidas.

Queremos ser pessoas moderadas?

Permitamos que Jesus seja o Senhor das nossas vidas.


#vidaespiritual #conselhos

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page