Buscar

Mantenha-se firme


Ante aos desafios da vida, qualquer pessoa que ouse realizar seus sonhos deve estar preparada para enfrentar muitas adversidades. Muitos serão aqueles que tentarão desviar a atenção para que não realize a obra a que a pessoa se propôs fazê-la. Além disso, buscarão lhe fazer mal e o procurarão atingir de forma dura. É mister estar consciente de que irão falarão mentiras e calunias. Tentarão amedrontar-lhe, pois o medo paralisa qualquer pessoa e quem sucumbe ao medo já não pode realizar a obra que estava proposta. Neemias viveu tudo isso, em seus dias e nos seus registos encontram-se os princípios que que possamos ficar firmes e seguir adiante. Assim narra Neemais:


Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos descobriram que eu havia terminado de reconstruir o muro e que não restavam brechas, embora as portas ainda não tivessem sido colocadas em seus lugares. Então Sambalate e Gesém enviaram uma mensagem pedindo que eu me encontrasse com eles num dos povoados da planície de Ono. Sabendo que eles planejavam me fazer mal, respondi com a seguinte mensagem: Estou envolvido com uma obra muito importante e não posso ir. Por que eu deveria interromper o trabalho para me encontrar com vocês? Quatro vezes eles enviaram a mesma mensagem, e cada vez lhes respondi da mesma forma. Na quinta vez, o servo de Sambalate trouxe nas mãos uma carta aberta, que dizia: Há um boato entre as nações vizinhas, e Gesém o confirma, que você e os judeus planejam se rebelar e, por isso, estão reconstruindo o muro. De acordo com esses relatos, você planeja se tornar o rei deles. Corre a notícia de que você nomeou profetas em Jerusalém para proclamarem a seu respeito: Olhem! Há um rei em Judá! Pode ter certeza de que essa informação chegará ao conhecimento do rei. Sugiro, portanto, que venha conversar comigo. Eu lhe respondi: Nada do que você diz é verdade. É tudo invenção sua. Estavam apenas tentando nos intimidar e imaginavam que iríamos interromper a obra. Assim, continuei o trabalho com determinação ainda maior. Algum tempo depois, fui visitar Semaías, filho de Delaías e neto de Meetabel, que não podia sair de sua casa. Ele disse: Vamos nos encontrar no templo de Deus e trancar as portas. Esta noite seus inimigos virão matá-lo. Eu, porém, respondi: Alguém de minha posição deve fugir do perigo? Alguém como eu deve entrar no templo para salvar a vida? Não farei isso! Percebi que Deus não tinha falado com Semaías, mas que ele havia sido contratado por Sambalate e Tobias para anunciar essa profecia contra mim. Eles esperavam me intimidar e me fazer pecar. Assim, poderiam me difamar e me desacreditar. Lembra-te, ó meu Deus, de todo mal feito por Tobias e Sambalate. E lembra-te da profetisa Noadia e de todos os outros profetas que tentaram me intimidar. Por fim, no dia 2 de outubro, 52 dias depois de começarmos o trabalho, o muro ficou pronto. Quando nossos inimigos e as nações vizinhas souberam disso, ficaram assustados e sentiram-se humilhados. Perceberam que a obra havia sido realizada com a ajuda de nosso Deus. Durante esses 52 dias, Tobias e os nobres de Judá trocaram várias cartas. Muitos em Judá haviam jurado lealdade a Tobias, pois seu sogro era Secanias, filho de Ará, e seu filho Joanã era casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias. Eles sempre me falavam das boas ações de Tobias e lhe contavam tudo que eu dizia. E Tobias continuava a mandar cartas de ameaça para me intimidar (Ne 6.1-19). 

Nesse texto, encontro três princípios que precisamos aprender para permanecermos firmes diante das adversidades sem olhar para as circunstâncias.

O primeiro princípio está implícito e declara que é preciso discernimento. Esse é um ponto fundamental para os nossos dias. É preciso ter discernimento, pois é ele que nos faz analisar os fatos. Neemias era um homem com discernimento e sabia analisar as coisas para saber se eram de Deus ou não. Além do mais, em sua análise, ele distinguia duas coisas fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da obra. A primeira é que devemos entender que a obra de Deus é muito mais importante do que as outras coisas. A segunda, declara que é fundamental entender o que é de Deus e o que é dos homens. Há muita coisa acontecendo em nosso meio, mas há muita coisa que é fundamentalmente fruto da vontade humana e não de Deus. Portanto, o discernimento nos fará ter a visão correta das coisas.

O segundo princípio afirma que devemos nos fortalecer no Senhor. Neemias nos faz olhar para fora de nós próprios. Ele nos leva ao encontro de Deus e mostra-nos que precisamos nos fortalecer no Senhor. Entretanto, só podemos nos fortalecer no Senhor através da comunhão que mantemos com Ele. Essa comunhão é demonstrada através da nossa vida de oração e meditação na Palavra. O tempo que investimos na busca da sua vontade demonstra o desprendimento de nós mesmos para nos dedicarmos completamente ao Senhor. O nosso fortalecimento no Senhor acontece quando não compactuamos em cultos que não passam de mera liturgia. Neemias se recusou a participar desse tipo de culto. Não aceitou uma espiritualidade vazia e o seu culto foi uma expressão sincera de adoração ao Senhor.

O terceiro princípio ensina que a obra é de Deus e não nossa. Logo, se aprendermos isso, creio que seremos mais cuidadosos e também não nos colocaremos em posição de senhores feudais. Esse princípio ensina que nós somos apenas servos do Senhor e não os donos da obra. Se assim é, precisamos compreender que o Senhor é quem nos capacita para realização da sua obra. A obra é do Senhor e é Ele quem a realiza através de nós.


Todas as vezes que desejarmos realizar nossos projetos, que buscarmos a realização dos nossos sonhos, isso vai despertar ações negativas e sofremos as pressões para que os deixemos de lado. Essas pressões podem ser feitas como uma tentativa de desviar nossa atenção e fazer com que venhamos a desistir. Tentarão fazer com que fiquemos com medo fazendo-nos esmorecer, mas devemos ficar firmes, tendo a consciência de que somos apenas servos e que realizamos a obra do Senhor. Tu tens essa consciência?

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo