Buscar

Nada além da graça


Acessando os sites de notícias, leio uma reportagem que informa que determinada igreja foi condenada pela justiça a restituir um valor avultado para uma determinada mulher, que no tempo em participou dessa igreja, foi coagida a fazer doações para obter um lugar no céu. Percebo que o mercado continua promissor e sempre haverá alguém que busca lucrar em nome de Deus. Entretanto, o ser humano tenta pelas suas próprias forças ser digno, merecedor da salvação e de um lugar no céu e, assim, pensam que podem barganhar com Deus e comprar um pedaço do céu, sem entenderem que Deus é o Deus da graça e não há barganha alguma com Ele. Uma das máximas da Reforma Protestante afirmava que era somente a graça e que por meio dela é que se alcança a salvação, esse é o fundamento bíblico que o apóstolo Paulo declarou:


Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus (Ef 2.8). 

O que podemos aprender com esse breve texto?


A primeira lição do texto é que é impossível ao ser humano salvar-se a si mesmo. Não há nada que a pessoa possa fazer que consiga ser justificado perante Deus. Todas as suas tentativas, todos os seus esforços são em vão. Paulo declara que o ser humano por si só é incapaz de ser o gerador de sua salvação.


A segunda lição do texto é que a salvação não se baseia em mérito, mas na vontade soberana de Deus. Não é pelo que alguém faz o deixa de fazer que se pode ser salvo, tampouco ninguém é salvo por ser bom ou mau, pois a salvação é por causa da graça de Deus e de sua soberana vontade e não há nada que o ser humano possa fazer para tal.

Por último, a salvação é um ato amoroso de Deus. O ser humano não pode fazer nada, está condenado à perdição, mas Deus em seu infinito amor vai ao encontro do ser humano para resgatá-lo, não porque ele mereça, mas pelo fato do Senhor não desistir do ser humano e ir ao seu encontro, manifestando a sua graça e demonstrando seu amor em que Cristo morre para pagar o preço por nossas vidas.

Segundo uma reportagem, uma mulher irá receber uma pequena fortuna de uma determinada igreja porque essa não conseguiu lhe garantir um lugar no céu. Errou a igreja e também errou a mulher que tentou uma negociata com homens que não representam o Senhor. Entretanto, muitos seguem o exemplo da mulher e tentam comprar um lugar no céu e não percebem que a salvação é pela graça, pois não há barganha com Deus. Sendo assim, deixe de se achar merecedor e digno e simplesmente aceite a graça do Senhor.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo