Buscar

Não fique na superficialidade



Na atualidade, o que é dito hoje torna-se irrelevante amanhã. Quem está em evidência pode, num piscar de olhos, ser cancelado. Vivemos olhando para os nossos celulares, acompanhando os feeds de notícias, das muitas recomendações e não nos damos conta que chegamos a um ponto de ruptura. Nessa era da autopromoção, das lives e dos muitos canais onde ca um diz o que deseja, precisamos entender o que escreveu Noreena Hertz: “É muito difícil saber em quem acreditar. Em quem confiar. E com quem contar para nos ajudar a perceber o que o futuro nos reserva.

Nossa era é visual. Somos a geração da imagem e sendo assim, aquilo que vemos e como vemos determinará a nossa escolha. Hertz segue afirmando que: “Temos de aprender a ver para além do óbvio, para além daquilo que habitualmente, por motivos culturais ou convencionais, nos focamos.” Esta declaração vai ao encontro do que Deus diz a Samuel, pois esse olhou apenas para o que era óbvio. A história encontra-se no primeiro livro de Samuel, capítulo 16 do versículo 1 ao 13 e o texto diz que Samuel limitou-se a ver o óbvio. Seus olhos foram seduzidos pela beleza exterior, mas Deus disse-lhe que era para ir além do óbvio.

Estamos sendo bombardeados de informações e precisamos fazer escolhas, tomar decisões e não podemos nos deixar influenciar, mas a realidade é que, somos fáceis de manipular. Precisamos estar consciente que tudo nos influencia. Hertz diz: “A forma como as coisas são comunicadas – a escolha das palavras, imagens e metáforas utilizadas – tem um forte impacto no modo como processamos e avaliamos a informação para depois tomarmos decisões.

Como tomar decisões corretas e ter um bom relacionamento com as pessoas?

Precisamos nos envolver com as pessoas. Devemos criar o hábito de relações francas e abertas. Relações que vão muito além da superficialidade.

Devemos ir além do óbvio e escolher as pessoas pelo seu carácter e não pela sua beleza. Infelizmente, nossas escolhas são condicionadas. Não podemos desejar ser amigo de alguém porque é conhecido de todos. Devemos desejar uma amizade porque sabemos que a pessoa tem carácter. É alguém que vai nos acrescer algo na vida. É uma pessoa que tem valores. É uma pessoa que se abre conosco, mas também que nos escuta.

Em uma sociedade de relacionamentos fugazes, é preciso ter coragem para aprofundar as relações para poder ter uma amizade verdadeira. Não se cria amizade com relacionamentos fugazes, superficiais. Amizades são fruto de uma longa caminhada, surge quando há profundidade na relação.

Não queira se relacionar com alguém por causa de um palmo de rosto bonito. Saiba que mais vale uma amizade sincera com alguém de rosto "feio", mas cheio de beleza interior do que uma relação com alguém de beleza exterior, mas que vive na superficialidade e não acrescenta nada à sua vida.

Não seja como Samuel que ficou preso às aparências, pois aparências enganam. Veja além do óbvio, mergulhe fundo e exija a beleza interior que se manifesta em alguém completamente transparente.


#vida #conselhos

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo