Não há o que temer

Todos os anos podemos ver os líderes mundiais se encontrarem em cimeiras para tratarem dos problemas que assolam as nações. Entretanto, percebemos que a maioria das decisões, ou possíveis resoluções ficam sempre no papel e que nada muda. Com a não resolução dos problemas, vemos o crescimento da injustiça social e, juntamente com ela, o aumento da violência, da fome e da miséria em várias nações. Foi num ambiente assim que o profeta Habacuque ergueu sua voz a Deus e o Senhor lhe respondeu e mostrou-se ser um Deus presente e que age na história. Deus sempre sai em defesa dos seus ao defende aqueles que erguem as suas vozes em clamor perante Ele. Portanto, precisamos ter uma visão correta de Deus, para que não fiquemos abalados. A afirmação de Isaltino é certa, “É a nossa compreensão distorcida de Deus que provoca nossas crises. Se tão-somente crêssemos e nos abandonássemos em suas mãos, se tão-somente o conhecêssemos e o compreendêssemos bem, como tudo seria diferente!”
Habacuque viveu seu momento de crise, mas depois viu o agir do Senhor, creu completamente n´Ele e, por esse motivo, apresenta-o intervindo e batalhando pelo seu povo. Em seu clamor, Habacuque interroga e responde ao Senhor:
“Foi com ira, Senhor, que feriste os rios e dividiste o mar? Estavas furioso com eles? Não! Vinhas em tuas carruagens vitoriosas! Pegaste teu arco e tua aljava cheia de flechas e dividiste a terra com rios. Os montes viram e tremeram, e as águas avançaram com violência. O grande abismo clamou e levantou bem alto as mãos. O sol e a lua pararam no céu enquanto tuas flechas brilhantes voavam e tua lança reluzente faiscava. Marchaste pela terra com ira e, furioso, pisaste as nações. Saíste para resgatar teu povo, para libertar teus ungidos. Esmagaste a cabeça dos perversos e os descobriste até os ossos. Com tuas armas destruíste o líder dos que avançaram como um vendaval, pensando que o povo fosse presa fácil. Marchaste sobre o mar com teus cavalos, e as águas poderosas se agitaram” (Hc 3.8-15).
Quais são as lições desse texto para as nossas vidas?
A primeira lição que o texto nos ensina é que Deus sai em defesa do seu povo. O Senhor não é um Deus apático e distante. Ele cuida dos seus e os protege e, no seu agir, move céus e terra, manifestando sua glória e poder. Ele não abandona os seus filhos, pois o Senhor é Deus presente que caminha com os seus.
A segunda lição que o texto nos ensina é que Deus não tolera a injustiça. Deus fica irado com a injustiça, com a exploração e com todos aqueles que agem com violência. Habacuque nos ensina que Deus é um Deus moral, que defende os seus e os ama e, por amá-los, manifesta a sua ira contra os que fazem mal ao seu povo.
Por último, o texto ensina que não há o que temer porque o Senhor triunfará. Os dias podem parecer maus, a injustiça parece ser galopante, mas basta olharmos para a história que veremos que todos os arrogantes ruíram, todos os impérios foram destruídos. Não há o que temer, pois o Senhor vem em auxílio do seu povo.