top of page
Buscar

Não se deixe enganar



É muito fácil se dizer cristão e falar em nome de Cristo defendendo o cristianismo como um sistema religioso. Entretanto, o discurso religioso, o conhecimento teórico não faz de ninguém um cristão. Portanto, é preciso estar atento para não se deixar levar por aqueles que aparecem falando bonito, cheio de estratégias, mas que estão longe de serem discípulos de Jesus. O apóstolo João, nos seus dias, experimentou essa realidade e, por isso, escreveu aos crentes afirmando:


Amados, não acreditem em todo espírito, mas ponham-no à prova para ter a certeza de que o espírito vem de Deus, pois há muitos falsos profetas no mundo. Assim sabemos se eles têm o Espírito de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em corpo humano é de Deus, mas todo espírito que não reconhece a verdade a respeito de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do anticristo, sobre o qual vocês ouviram que viria ao mundo e, de fato, já está aqui. Filhinhos, vocês pertencem a Deus e já venceram os falsos profetas, pois o Espírito que está em vocês é maior que o espírito que está no mundo. Eles pertencem a este mundo, portanto falam do ponto de vista do mundo, e o mundo os ouve. Nós, porém, pertencemos a Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não conhece a Deus não nos ouve. Desse modo sabemos se alguém tem o Espírito da verdade ou o espírito do erro (1 Jo 4.1-6). 

Quais são as lições que esse texto nos apresenta?


A primeira lição que o texto ensina é que precisamos ter discernimento para saber que falsos líderes irão tentar iludir os discípulos. O apóstolo João declara categoricamente que os discípulos não devem dar ouvidos a qualquer pessoa, ou seja, não podiam se deixar levar por aqueles que apareciam se afirmando-se iluminados pelo Espírito, portadores de revelações especiais. Portanto, o apóstolo adverte o discípulo a ter discernimento para não se deixar enganar por quem se julga iluminado e super espiritual.


A segunda lição que o texto ensina é que esses mestres não têm parte alguma com o Senhor Jesus. Na altura de João, eles negavam que o Senhor Jesus tinha vindo em carne, portanto, rejeitavam a encarnação. O apóstolo afirma que esses tais nada têm da parte de Deus, mas e nos dias atuais?


No mercado religioso atual, sim mercado, pois a fé tem sido comercializada e politizada, cabe a cada um de nós ficar atentos para saber quem devemos ouvir, conferindo com o que diz a Escritura.


A última lição que o texto apresenta é que não há espaço de comunhão com esses falsos líderes. O apóstolo João deixa claro que o verdadeiro cristão não se deixa iludir pelos ensinamentos falaciosos e muito menos mantém comunhão com esses falsos líderes. O cristão se afasta dos lobos disfarçados de ovelha. Portanto, em nossos dias atuais, devemos estar atentos, pois se realmente tivemos uma experiência pessoal com Cristo, precisamos nos afastar desses líderes enganadores. Que ensino tens seguido e que líderes tens escutado?

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page