Negue-se

Há muitos anos atrás escutei uma pessoa muito especial a dizer o seguinte: Para que uma relação dê certo é essencial que haja 95% de negação. É preciso que a pessoa esteja disposta a renunciar a sua vontade. Entretanto, quem decide ser discípulo de Jesus, deve negar-se completamente, abrir mão de si mesmo. Lucas, narra as seguintes palavras do Senhor:
“Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos. Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não morrerão, até que vejam o Reino de Deus” (Lc 9.23-27).
Quais são as lições que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que o texto apresenta é que Jesus fala a todos. Portanto, a caminhada com Cristo não é para um grupo seleto, mas é para todas as pessoas que ouvem o seu chamado, para todos aqueles que percebem quem é o Senhor. Sendo um chamado geral, podemos afirmar que o Senhor convoca homens e mulheres, adultos e crianças. Jesus deseja que todos O sigam, pois esse é o desejo do Mestre.
A segunda lição que o texto apresenta é que a caminhada com Cristo não é obrigatória. O texto é magnífico, pois o Senhor deixa claro que não obriga ninguém a segui-lo, pois o caminho deve ser feito como uma resposta pessoal e fruto de um desejo pessoal de quem reconhece a Cristo como sendo a razão de seu viver. Jesus deixa bem clara a responsabilidade humana, pois Ele afirma que se alguém deseja segui-lo, é por opção e escolha, o seguimento não é obrigatório.
Por último, Jesus afirma que quem deseja segui-lo deve negar-se a si mesmo. É preciso abdicar dos seus próprios desejos, ou seja, precisa estar disposto a renunciar a si mesmo para ter o Mestre como sua razão de ser e existir. Portanto, negar-se é desconsiderar, abdicar de todos os interesses e todos os prazeres pessoais para poder olhar e considerar os interesses de Cristo.
A caminhada com Cristo acontece através da negação. Ela é fruto de uma escolha, da resposta que a pessoa dá ao Mestre depois de ouvir o seu chamado e, se a pessoa deseja segui-lo, deve abdicar de si mesmo. A questão é: Queres realmente seguir a Cristo?