O anúncio

Regresso para casa e consigo estacionar o carro, muito próximo doe casa e, quando me dirijo para entrar, vejo um pequeno anúncio afixado no poste que fica em frente ao nosso edifício. Era um anúncio particular, de uma senhora, já com certa idade, pois afirmava ser reformada, mas o que me chamou a atenção no seu anúncio foi o fato de dizer que queria arrendar um quarto, buscava uma casa onde tivesse paz.
O anúncio é elucidativo, pois apresenta uma pessoa que vive num ambiente estressante, conflituoso e ela diz que deseja abandonar tal lugar. Entretanto, tal e qual uma moeda que tem dois lados fiquei a imaginar o que os outros envolvidos diriam sobre essa realidade. Penso que ouviríamos queixas dos dois lados e o mesmo seria se a realidade fosse conosco e isto acontece porque somos pessoas corrompidas. É interessante ver o que diz Ravi Zacharias: “Quando duas pessoas corrompidas se mostram uma a outra, há uma tendência geral a apontar um dedo acusador. Apesar de nós mesmos não sermos santos, invocamos um modelo de santidade para o outro.” Entretanto, nós fomos criados para vivermos em relação e comunhão uns com os outros.
A senhor diz que deseja viver em uma casa que tenha paz, mas a realidade é que, como esta senhora, buscamos encontrar um lugar e em outras pessoas, aquilo que deveria ser intrínseco nosso. Se eu não desfruto de paz, não me encontrarei bem em lugar nenhum, pois o problema está em mim. Mas, onde encontrar paz e como viver em paz?
Há dois textos nas Escrituras que são elucidativos para essa questão. A paz se encontra em Jesus Cristo e Ele disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (Jo 14.27 NVI). A paz verdadeira é dádiva de Cristo e para desfrutá-lo, devemos nos encontrar com Ele e simplesmente aceitar a sua dádiva. O segundo texto diz: “ Não Andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fp 4.6-7). Jesus é a fonte e o doador da paz, mas diante dos nossos dilemas, precisamos erguer nossas vozes ao Pai e Ele fará transbordar a sua paz em nós em Cristo Jesus. Encontramos a paz em Cristo e vivemos em paz quando aprendemos a levar tudo para Deus em oração.
O anúncio mostra uma pessoa em desespero. Uma mulher em profunda angústia e como ela, existem milhares de pessoas, muitas não têm a coragem que ela teve. Contudo, antes de sair e buscar um lugar fora, creio que a melhor resposta é mergulhar em si mesmo e buscar um encontro com o Deus da paz. E se não o conhece que dizer dizer: “Quem és, ó Deus? Tu és soberano, santo, onisciente, e imutável. Tu és nosso Pai santo, o mesmo ontem, hoje e sempre, e nosso coração não tem descanso até encontrar seu descanso em Ti.” Encontre-se com o Deus que veio até você na pessoa de Jesus. Recebe o amor de Deus e deixe-se amar por Ele e ser preenchido de sua paz, mas ame-o com todas as forças do seu ser. E saiba que: “Amar a Deus significa confiar que até nos momentos mais difíceis e obscuros me revelarão um dia o seu significado, permitindo-me dizer-lhes: «Deus estava aí? Então, vamos, mais uma vez!
O anúncio falava de uma pessoa sobrecarregada, angustiada e creio que a melhor resposta para tal anúncio é o convite de Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11.28-30).