top of page
Buscar

O aviso



Recordo que a minha saudosa mãe, quando vivia sua última noite conosco, teve o cuidado de orientar-nos e avisar-nos sobre uma série de situações existenciais que poderíamos viver. Além do mais, ela nos preparou para sua despedida. Quando leio os evangelhos, percebo que o Senhor Jesus, em toda a sua caminhada, foi preparando os seus discípulos para a sua morte. O texto de Marcos é magnífico, pois mostra o Senhor Jesus caminhando para o Getsêmane e, no caminho, Ele avisa os discípulos sobre o que irá acontecer. Marcos, portanto, diz que


No caminho, Jesus disse: “Todos vocês me abandonarão, pois as Escrituras dizem: ‘Deus ferirá o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia”. Pedro declarou: “Mesmo que todos os outros o abandonem, eu jamais farei isso”. Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: esta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”. Pedro, no entanto, insistiu enfaticamente: “Mesmo que eu tenha de morrer ao seu lado, jamais o negarei!. E todos os outros discípulos disseram o mesmo (Mc 14.27-31). 

Refletindo sobre essa passagem assimilei as seguintes lições para a minha vida:


Diante dos infortúnios e adversidades que um líder sofre é comum os liderados ficarem escandalizados e o abandonarem. Contudo, o texto nos mostra que o Senhor Jesus tinha conhecimento de tal fato e preparou os seus discípulos para o que viria. Na verdade, essa fala do Senhor se refere ao cumprimento da profecia de Zacarias 13.1-9. Ele, o pastor que deu a sua própria vida pelas ovelhas, conhecia a vulnerabilidade das mesmas e como elas se apavoravam facilmente e, por isso, iriam fugir cheias de medo.

U

ma outra aplicação desse texto que aprendi foi que apesar de toda adversidade é essencial ficar tranquilo que a vitória é certa. O Senhor Jesus falou aos discípulos o que lhes aconteceria e o que iria acontecer com Ele, mas também disse que iria ressurgir e os aguardaria na Galiléia. Portanto, o medo faz parte, mas ele não pode nos paralisar, pois a vitória é certa e foi uma promessa do Senhor Jesus.


Por último, entendo que não se pode fazer promessas irrefletidas. O Senhor Jesus avisou-os do que iria acontecer, Pedro disse que era impossível e todos juntamente com ele disseram que não o negariam. Eles estavam caminhando e no caminho, sem imaginar o que estava para acontecer, agiram irrefletidamente como muitas vezes nós também, que assumimos coisas que jamais seremos capazes de cumprir, agimos.


O Senhor avisou os seus discípulos e lhes falou das adversidades, mas também disse-lhes que a vitória estava garantida. Sendo assim, fique tranquilo, pois vai ficar tudo bem!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page