top of page
Buscar

O batismo



Marcos 1.9-11


Estes três versículos narram o início do ministério de Jesus. O texto mostra não o que Jesus faz, mas o que Deus faz para Ele. Estamos diante de um texto associativo. Marcos associou João a Jesus, fazendo-o sua testemunha ocular, mas também ligou o Senhor a João, como alguém que aceitou a sua mensagem e aceitou a convocação para o batismo, mas notamos que eles não estão no mesmo plano.


Vejamos o texto: “Certo dia, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e João o batizou no rio Jordão. Enquanto saía da água, viu o céu se abrir e o Espírito Santo descer sobre ele como uma pomba. E uma voz do céu disse: “Você é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. (Mc 1.9-11). Esse texto gera as seguintes perguntas: a) Por que Jesus foi ter com João? b) Por que Jesus foi batizado por João, visto que seu batismo é o batismo do arrependimento dos pecados? Jesus tinha pecados? c) Qual o significado da declaração: “Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo?


Vejamos, portanto, as respostas para estas perguntas:


Jesus foi ter com João como prova da sua identificação conosco. Ele se identificou conosco e se tornou tão humano como nós. Ele aceitou ser feito pecado por nós (2 Co 5.21; Is 53.12). Portanto, Jesus veio identificar-se conosco para condenar o pecado da humanidade (Rm 8.3). Jesus foi ter com João para que a profecia de João se cumprisse. João afirmava que após ele viria o Messias. (Mc 1.7; Jo 1.19-36). João foi considerado o maior dos profetas pelo Senhor. Deste modo, o que João pregou tinha que se concretizar. Portanto, Jesus foi ter com João para dar cumprimento às profecias.


Jesus foi ter com João para mostrar que é Deus que vem ao nosso encontro. Quem lê a Bíblia pode afirmar com toda a certeza que não somos nós que damos uma chance a Jesus, mas sim Ele quem nos concede uma oportunidade.


Jesus foi batizado por João como prova da sua identificação conosco. Ele assumiu o nosso lugar. Ele se fez pecado por nós. Ele se tornou injusto para que nós fossemos feitos justos (1 Pe 3.18). Portanto, ao ser batizado por João, Jesus estava demonstrando que é o nosso representante. É bom notar o seguinte: “Pelo seu batismo, então, Jesus dá o primeiro passo para identificar-se com os pecadores.”


Jesus foi batizado por João para manifestar a glória de Deus. Os céus se abrem e o Espírito desce sobre Ele na forma de uma pomba. O que significa isso? A ideia aqui é que os céus se fendem. Deus está agindo de modo direto. O texto mostra que Jesus tem a autoridade e o poder de Deus. Ele, em toda sua vida, é guiado pelo Espírito e está cheio do Espírito. Ele vive sua vida sob a orientação do Espírito.


Jesus foi batizado por João para nos dar o exemplo. É bom notar que o batismo simboliza morte e ressurreição. Portanto, podemos afirmar que o Senhor inicia sua mensagem sem palavras. Ele estava a anunciando o que lhe ia acontecer. Jesus foi batizado para nos dar o exemplo.


O texto declara que só podemos conhecer Deus através de Jesus. O texto está falando-nos do ser de Jesus. Ele é um em essência com o Pai e toda a autoridade de Jesus vem da sua unidade com o Pai. Só podemos conhecer o Pai através de Jesus. Jesus é o escolhido para falar em nome do Senhor. Esta frase faz alusão a Isaías 42.1. Aqui Deus aponta o seu servo para falar em seu nome. Jesus é o Filho, o escolhido para manifestar ao mundo de modo palpável todo o amor de Deus. Ele vai anunciar a graça e a misericórdia do Senhor aos demais e essa declaração mostra que devemos levar a sério as palavras de Jesus. Devemos ouvi-lo, pois só Ele tem palavras de vida.


Esse texto nos ensina que o amor de Deus é incondicional. Ele nos ama ao ponto de dar o seu Filho Amado para viver uma vida sem pecado para se tornar pecado para que possamos ser livres e justificados por Deus.


O batismo de Jesus nos mostra que estamos carentes da graça de Deus. Sendo assim, aceitemos Jesus como nosso Senhor e Salvador.


#Jesus #batismo


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page