top of page
Buscar

O chamado


Recentemente, os selecionadores Tite e Fernando Santos fizeram a convocatória dos jogadores que irão representar os seus países na preparação para o próximo campeonato mundial de futebol. Eles fizeram suas escolhas baseadas no pressuposto que estão chamando os melhores, tal e qual se fazem as escolhas dos profissionais nos dias atuais. Vivemos dias em que precisamos ser os melhores, educamos os nossos filhos para que sejam os melhores e para que sejam pessoas de sucesso. Ninguém deseja ficar para trás e nesse desejo insano de ser o melhor, percebemos as pessoas angustiadas e ansiosas. Entretanto, o Senhor Jesus segue um caminho totalmente inverso e seu chamado é justamente para aqueles que estão sendo deixados para trás. Eis o chamado de Jesus:


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).


Quais são as lições desse texto para as nossas vidas?


A primeira lição do texto é que para Jesus todos são importantes. Sim, todos são especiais e todos podem encontrar no Mestre a resposta para as suas vidas. Num mundo onde milhares são deixados de lado, são excluídos, o Mestre vem e acolhe todos e os chama para estarem com Ele.


A segunda lição do texto é que o chamado de Jesus não se baseia em meritocracia. O chamado de Jesus se fundamenta em sua graça e não naquilo que alguém faz. Portanto, não é por causa do esforço próprio, das barganhas que se tenta fazer baseadas naquilo que dizem ser as boas ações. Jesus, entretanto, nos chama para junto de Si por causa do seu amor e graça.


A terceira lição do texto é que o chamado de Jesus é para que se tenha uma relação de intimidade com Ele. O chamado de Cristo é para aprendermos com Ele e d’Ele, ou seja, precisamos estar próximos dele e desfrutando de sua companhia. Portanto, ter intimidade com Jesus é aprender a viver livre, sem o peso do egoísmo, deixando de lado a arrogância, para poder seguir pela vida com leveza, completamente descansado e livre de todos os fardos.


Por último, o texto ensina que o chamado de Jesus é para que possamos ter uma vida tranquila. Não é uma vida sem problemas ou dificuldades, mas uma vida leve tranquila. É interessante que o Senhor diz que aquele que vai até Ele, terá alívio e descanso. Portanto, aquele que aceita o chamado de Cristo desfrutará de uma vida tranquila, não por causa daquilo que pode fazer, mas pelo que Cristo realiza e concede aos seus seguidores.


Num mundo onde só os melhores são valorizados, onde reina a ansiedade e a disputa, Jesus nos convida para segui-lo e, somente assim, poderemos ter alívio e descanso. Qual será a tua resposta a Jesus?

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page