O Clamor

Jesus deixou a Samaria e regressou para a Galiléia e foi recebido com euforia por causa do milagre que fez na festa de casamento em Caná. Entretanto, um oficial dirigiu-se a Ele clamando para que curasse seu filho. Reflitamos sobre o que nos diz o texto:
“Depois daqueles dois dias, Jesus partiu para a Galileia. Ele mesmo tinha dito que um profeta não é honrado em sua própria terra. Mas, uma vez que os galileus haviam estado em Jerusalém para a festa da Páscoa e visto tudo que Jesus fizera, eles o receberam. Enquanto Jesus viajava pela Galileia, chegou a Caná, onde tinha transformado água em vinho. Perto dali, em Cafarnaum, havia um oficial do governo cujo filho estava muito doente. Quando soube que Jesus viera da Judeia para a Galileia, foi até ele e suplicou que fosse a Cafarnaum para curar seu filho, que estava à beira da morte. Jesus exclamou: “Jamais crerão, a menos que vejam sinais e maravilhas!”. O oficial implorou: “Senhor, por favor, venha antes que meu filho morra”. “Volte!”, disse Jesus. “Seu filho viverá.” O homem creu nas palavras de Jesus e partiu para casa. Enquanto estava a caminho, alguns de seus servos vieram a seu encontro com a notícia de que seu filho estava vivo e bem. Ele perguntou quando o menino havia começado a melhorar, e eles responderam: “Ontem à tarde, à uma hora, a febre subitamente desapareceu!”. Então o pai percebeu que havia sido naquele exato momento que Jesus tinha dito: “Seu filho viverá”. E o oficial e todos de sua casa creram em Jesus. Esse foi o segundo sinal que Jesus realizou na Galileia, depois que veio da Judeia”. (Jo 4.43-54).
Que texto magnífico e comovente!
Vejamos o que aprendemos com esse encontro:
A primeira lição que o texto ensina é que a vida pertence a Deus. É interessante observar que esse oficial vendo o risco que seu filho corria, em seu desespero ele se achega a Jesus e aqui há duas coisas que são essenciais. A primeira é que esse oficial reconhece que Jesus tinha autoridade para salvar a vida do seu filho e a segunda é que os pais rompem todas as barreiras e não se importam de ter que se humilhar para proteger e ver seus filhos bem. O oficial vai até Jesus, suplica pela vida de seu filho e ao fazê-lo reconhece que a vida pertence a Deus.
A segunda lição que esse texto ensina é que é preciso obedecer a Jesus. O oficial falou com Jesus e o Senhor lhe disse: “O homem creu nas palavras de Jesus e partiu para casa”. Ouça a voz de Jesus e simplesmente obedeça. Siga as orientações do Mestre e deixe-se guiar por Ele.
O homem não titubeou, creu e obedeceu no que o Mestre disse e regressou para sua casa confiando e crendo na cura de seu filho.
A terceira lição que o texto ensina é que a fé deve ser partilhada. Não estou forçando o texto. Esse pai encontrou-se com Jesus, o filho foi curado pelo que o Mestre disse e ele tomou conhecimento e partilhou isso com a sua família e toda ela creu em Jesus. É fundamental testemunhar o que Jesus realizou em sua vida. É preciso conclamar outros para que percebam a graça de Deus.