top of page
Buscar

O evangelho de Jesus Cristo



O livro de Marcos não é uma biografia. Ele não se preocupa em falar do nascimento de Jesus, da sua infância e família. Neste livro encontramos um Jesus dinâmico, que não para. Marcos nos mostra que “Jesus está em constantemente em movimento: curando, expulsando demónios, confrontando adversários e instruindo discípulos.” Nós como discípulos de Jesus devemos vê-lo assim e viver assim. Em constante movimento, a fazer o mesmo que o nosso Senhor fez.


Deixemos que o próprio texto nos fale:


Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: "Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho" "voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’". Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E esta era a sua mensagem: "Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo". (Mc 1.1-8). 

Quais são as lições desse texto para nós?


A primeira lição que o texto nos ensina é que a essência do Evangelho é o próprio Senhor Jesus. Marcos inicia o seu livro afirmando: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Ele utiliza palavras profundas que definem toda a essência do cristianismo. Notamos “na primeira linha, os títulos que comprovadamente são os prediletos do evangelista para comunicar a real dignidade de Jesus – Cristo (Messias), e Filho de Deus. Há uma certa discrição, um certo mistério que envolve Jesus, nesse livro, mas ao leitor se lhe revela todo o segredo logo de início.” O objetivo é levar o leitor à adoração.


Marcos afirma que esta boa nova é de Jesus Cristo. Jesus é a forma grega do hebraico Josué que significa “o Senhor é a salvação”. Cristo significa ungido, que é a tradução do termo hebraico “Messias” o enviado. Aquele que é a esperança de Israel. Eis a grande notícia para cada pessoa que lê o livro de Marcos: A salvação do Senhor está disponível para cada um de nós através de Jesus o seu ungido. A nossa esperança.


A segunda lição que aprendemos é que o Evangelho de Jesus Cristo é o cumprimento da Palavra de Deus. Marcos faz a junção de duas profecias. Uma de Malaquias 3.1 e Isaías 40.3. Ele procura mostrar a natureza da missão de João. Indica que João é alguém que foi apresentado nas profecias com esta finalidade. Marcos nos diz é que Jesus e sua mensagem são o cumprimento das promessas de Deus. O que ele nos diz é que a vinda de Jesus não aconteceu como obra do acaso. Estes versículos nos mostram que Jesus e João vieram em cumprimento ao plano redentor preparado por Deus. Marcos nos diz que o Antigo Testamento nos aponta para o Salvador.


A terceira lição que aprendemos é que o Evangelho de Jesus Cristo precisa de um arauto que lhe prepare o caminho. João é o arauto do Senhor, ele veio para preparar o caminho do Senhor. Ele é o cumprimento da profecia de Malaquias (Ml 4.5-6). João foi o mensageiro do Senhor. “Naqueles dias, antes de um rei visitar uma cidade, engenheiros iam adiante dele a consertar as estradas por onde passaria a comitiva real. João era esse engenheiro.” Ele veio preparar o caminho para o Senhor Jesus. Ele era uma voz no deserto que ecoava em todo Israel e por isso o povo ia ter com ele. “O deserto lembra a experiência de Israel quando, livres da escravidão do Egito, os israelitas foram disciplinados por Deus na preparação para a entrada na terra prometida. Agora Deus está começando um novo Êxodo.


A quarta lição que aprendemos é que o Evangelho de Jesus Cristo manifesta o Espírito Santo ao homem. João tinha consciência da sua missão. Sabia que era apenas uma voz que clamava no deserto. Ele declarou que o Senhor seria muito maior do ele iria batizar com o Espírito Santo. O que João estava declarando que a promessa de Deus contida no Antigo Testamento (Jl 2.28-32; Ez 36.22-32; Jr 31.31-34) iria se cumprir no reino messiânico. O Senhor concederia o seu Espírito ao seu povo, daria um relacionamento especial e direto a cada pessoa com Ele mesmo e as bênçãos da salvação.


Marcos está declarando a cada um de nós, crentes no Senhor Jesus é que esta tem que ser a nossa postura e o nosso ensino. Mostra que devemos ter consciência plena e conhecimento da Palavra de Deus para poder ensiná-la na sua íntegra e não de modo parcial, pois as Escrituras testificam do Senhor.


Marcos está nos dizendo que o evangelho é de Jesus o nosso Senhor e Salvador e que esta boa nova está disponível a todo ser humano que com fé O aceitar.


#Jesus #evangelho

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page