top of page
Buscar

O grande investimento


Vivemos em uma sociedade de consumo onde as pessoas são valorizadas pelos bens e títulos que possuem. Além do mais, em nossos dias, se podemos levar vantagem sobre o outro, melhor ainda. Entretanto, quando alguém o faz em relação a nós, ficamos revoltados e achamos que é um ultraje. Assim, vemos os nossos dias passarem e buscamos adquirir cada vez mais coisas, buscamos amealhar cada vez mais. Entretanto, o melhor dos investimentos é no outro, em quem acontece na partilha. O autor de Eclesiastes tratou dessa questão assim:


Envie os grãos de sua colheita mar afora, e com o tempo isso lhe trará retorno. Invista seus recursos em vários lugares, pois desconhece os riscos adiante. Quando as nuvens estão carregadas, vêm as chuvas; quando a árvore cai, para o norte ou para o sul, ali permanece. O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem, não colhe. Assim como é impossível entender o caminho do vento ou o mistério do crescimento do bebê no ventre da mãe, também é impossível entender as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeie pela manhã e continue a trabalhar à tarde, pois você não sabe se o lucro virá de uma atividade ou de outra, ou talvez de ambas. A luz é doce; como é bom ver o nascer de um novo dia. Se você chegar à velhice, desfrute cada dia de sua vida. Lembre-se, porém, que haverá muitos dias sombrios. Nada do que ainda está por vir faz sentido. Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedirá contas de tudo que fizer. Não se preocupe com coisa alguma e mantenha o corpo saudável. Lembre-se, porém, que a juventude, e a vida inteira diante de você, não fazem sentido (Ec 11.1-10). 

Quais são as lições que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que o texto ensina é que o melhor investimento é o da partilha. É fundamental perceber que tudo acontece por causa da graça de Deus. Quem partilha é solidário, é uma pessoa que aprendeu a lição da generosidade e quem é generoso acaba recebendo muito mais. Ed Renê afirma: “A economia do reino de Deus é solidária. A boa administração financeira é generosa. A partilha é a melhor coisa que se pode fazer com o dinheiro”. É interessante refletir nas Escrituras e observar que quem partilha acaba por receber muito mais. Sendo assim, aprenda a partilhar.


A segunda lição que o texto ensina é que é essencial trabalhar porque os dias são incertos. Trabalhe com afinco, não procrastine, não deixe para amanhã. Aprenda a contar com a imprevisibilidade, saiba que não há garantias, pois a qualquer momento a tragédia pode bater à nossa porta. Entretanto, o Pregador nos ensina que Deus não é apanhado de surpresa e tem tudo sob controle. Sendo assim, viva com responsabilidade, trabalhe com afinco, mas dependa sempre da graça de Deus.


Por último, o texto ensina que iremos prestar contas da forma como vivemos. O Pregador afirma que é preciso viver de modo coerente pois haveremos de prestar contas daquilo que fizermos. Ele declara que devemos aproveitar a vida, viver de forma alegre, mas devemos entender que Deus nos pedirá contas de tudo o que fizermos. Portanto, invista a sua vida em relacionamentos saudáveis, aprenda a partilhar, viva na dependência da graça de Deus e vida para Ele, sabendo que Ele é o Senhor de todas as coisas.


Estamos vivendo numa sociedade de consumo onde o desejo do ter nos faz passar por cima dos outros, mas devemos perceber que o maior investimento que podemos fazer é o da entrega. Precisamos partilhar a nossa vida com o nosso semelhante, mas acima de tudo, entregá-la a Deus e viver sob a égide da sua graça.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page