Buscar

O que é isto na tua mão?

Leia: Êxodo 4.2-4


Este texto é marcante para mim. Lembro-me na adolescência de ter ouvido uma mensagem e o título da mesma era o tema que escolhi para este devocional. Naqueles dias, vivia os anos da minha rebeldia. Contudo, aquela mensagem, que foi pregada pelo meu pastor e pai falaram profundamente ao meu coração. Nunca esqueci o título. Estive a reflectir na vida de Moisés e deparei-me com aquele texto e de modo especial ele falou para mim.

Meditando neste texto, hoje descobri o seguinte:


A nossa confiança deve estar no Senhor. A vara para Moisés era sua segurança. Ele depositava sua vida naquela vara. Deus, o Senhor disse para ele não depender de coisas humanas e sim d’Ele, o Senhor. Quantas vezes, nós estamos dependendo mais das coisas do que do Senhor? Muitas vezes, estamos fazendo coisas e pessoas os deuses da nossa vida e não o Senhor.


O que tens em tuas mãos? Onde está a tua dependência?


O Senhor está a dizer-te para deitá-la fora. Joga-a por terra.


Devemos obedecer o Senhor. Há uma ordem específica que foi dada a Moisés da parte do Senhor. Ele obedeceu. Não ficou a questionando e titubeando. O Senhor falou e a única coisa que restou para fazer foi obedecer. Moisés não ficou explicando a Deus a importância da vara para a vida pastoral. Não procurou desculpas para poder permanecer agarrado à vara. Da mesma maneira, nós precisamos obedecer o que o Senhor nos diz na sua Palavra. Não podemos querer servir ao Senhor e ao mesmo tempo, ficar apegados aos nossos deuses ou os nossos ídolos. O nosso chamado é para sermos obedientes ao que o Senhor nos diz em sua Palavra. O Senhor deseja que sejamos obedientes ao que Ele determinou na Palavra.

Aprenda a fugir. É interessante pois a vara se tornou numa serpente. É lógico que foi algo sobrenatural. Foi o agir de Deus, mas a verdade é que quando abrimos mão de algumas coisas, elas insistem em nos perseguir. Elas se tornam em serpentes que tentam nos morder. Há coisas que devemos abrir mão e para que não voltemos a depender delas, temos que fugir. É preciso mudar a direção, e tomar um novo rumo, senão corremos o risco sermos agarrados por nossas serpentes.

O Senhor dá-nos sempre o melhor. Deus manda Moisés pegar novamente a vara. É interessante notar que Moisés fugia, pois na realidade a vara havia se transformado em uma serpente. Ele estava fugindo e o Senhor falou. Moisés mais uma vez não questionou. Ele apenas confiou no Senhor e agarrou a serpente pela cauda e esta tornou-se novamente em vara. Ela já não o perseguia. Estava na mão de Moisés. O que fica claro para nós é que há coisas que abandonamos, mas por confiarmos no Senhor e obedecermos o seu mandado, Ele irá nos devolver, só que agora de modo diferente. Será muito melhor. Foi com esta vara que Moisés fez todos os sinais no Egipto. Foi com ela que ele guiou o povo de Israel pelo deserto. O Senhor devolveu-a porque Moisés já não dependia dela para sobreviver. Ele já não confiava na vara, mas sim no Senhor. Há coisas que o Senhor nos tira porque estamos tão agarrados a elas que nossa vida parece depender delas. Quando aprendemos a viver sem elas, o Senhor nos concede a oportunidade de tê-las novamente. Agora elas servirão para ser bênção na vida de outras pessoas.


O que é isso na tua mão? Onde tens depositado tua esperança e confiança?

Tens problemas em abrir mão daquilo que dependes?


Obedece ao Senhor. Faz o que Ele te manda fazer. Confia no Senhor.


Vamos orar:

Senhor dá-nos a capacidade de estar atentos à tua voz. Ajuda-nos para que possamos obedecer o que tu nos ordena para fazer. Que confiemos em Ti. Que sejamos obedientes e façamos à tua vontade. Dá-nos a capacidade para que possamos depender somente de ti. Esta é a nossa oração em nome de Jesus.

#obedecer #confiar

116 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo