O que significa pregar o evangelho?

Bill Wallace foi um médico americano que serviu como missionário na China. A sua biografia é impressionante, mas o que mais me chamou a atenção foi a sua maneira de ser, pois Wallace assumiu o estilo chinês de vida e em momento algum procurou impor a sua cultura àquele povo. Nesse mesmo sentido, a família Gerecke é um exemplo de como viver o evangelho e respeitar a cultura de uma nação que não seja a sua, atitudes comportamentais que o apóstolo Paulo já nos havia ensinado: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1 Co 9.22). Portanto, é fundamental respeitar a cultura do outro. Jesus comissionou os seus discípulos assim:
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.18-20).
O que aprendemos com esse texto?
A primeira lição que o texto nos apresenta é que pregar o evangelho é um ato de obediência. Jesus afirmou que recebeu toda a autoridade e declarou que seus discípulos deveriam ir pelo mundo pregando o evangelho e ensinando as pessoas a guardarem tudo o que ouviram e aprenderam dele. Sendo assim, pregar o evangelho é um ato de obediência ao seu Senhor.
A segunda lição que o texto ensina é que pregar o evangelho é tão-somente anunciar Jesus. O evangelho é Deus invadindo o nosso mundo, vivendo entre nós, nunca destruindo a cultura na qual estamos inseridos. Portanto, o evangelho é supracultural, mas ele se manifesta dentro da cultura e respeitando a cultura de cada país. Pregar o evangelho é declarar que Deus entrou em nosso mundo e ensinar o que Ele ensinou.
Uma terceira lição que o texto ensina é que pregar o evangelho é caminhar com o Mestre e viver segundo os seus ensinamentos. O texto é desafiador, pois diz que os discípulos devem sair, deixar sua cultura local e ir ao encontro do outro, mas não estão sós, há a garantia de que Jesus está com eles e, no texto bíblico, percebemos que eles seguem os ensinamentos do Mestre. Portanto, pregar o evangelho é ter uma vida centrada em Cristo e nos seus ensinamentos e não agarrados a determinados conceitos religiosos e culturas.
Bill Wallace e a família Gerecke, missionários que pregam com a vida. Wallace foi mártir na China, os Gerecke são luz em Portugal, obedecendo ao Senhor. E tu, estás pregando o evangelho ou apenas conceitos e tradições religiosas?