top of page
Buscar

O que significa ser cristão?


Nos dias de Jesus, havia vários grupos dentro do judaísmo e mesmo eles tendo a mesma raiz, divergiam entre si. Tal e qual nos dias de Jesus, o cristianismo se apresenta com muitas roupagens, tanto que encontramos os católicos romanos, os ortodoxos, protestantes, evangélicos e, por aí vai. Entretanto, estar inserido em algum grupo do cristianismo, faz alguém ser realmente cristão?

Ser cristão é muito mais do que fazer parte de um determinado ramo do “cristianismo”. Lendo a Escritura, podemos ver o que o apóstolo Paulo declara:


“Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20) e ele segue afirmando “Minha grande expectativa e esperança é que eu jamais seja envergonhado, mas que continue a trabalhar corajosamente, como sempre fiz, de modo que Cristo seja honrado por meu intermédio, quer eu viva, quer eu morra. Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1.20-21). 

Diante desses dois textos, o que significa ser cristão?

Cristão é aquele que morreu para si mesmo. A imagem utilizada por Paulo foi a da crucificação. Portanto, cristão é aquela pessoa que morreu para si mesma, ou seja, alguém que desistiu do seu egoísmo, da proeminência e do desejo de ser dona de sua vontade. Nesse sentido, cristão é alguém que nega-se a cada dia e segue o Mestre e aqui devemos recordar as palavras de Jesus sobre aqueles que desejam segui-lo: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me” (Lc 9.23). Portanto, cristão é a pessoa que morre para si, que nega-se para poder seguir o Mestre e fazer a sua vontade.

Outra realidade que esses textos ensinam é que cristão é a pessoa em quem Cristo é visto em seu ser. Ou seja, cristão não é uma pessoa que cumpre um conjunto de regras, alguém que segue uma liturgia e está sempre presente no local de culto. Cristão é uma pessoa que Cristo é visto em seu ser. Seu caráter, suas atitudes manifestam a pessoa de Cristo, um bom exemplo foi Bill Wallace, médico, missionário na China de quem disseram: “Ele vivia realmente diante de nós a vida de Cristo”. Cristão é aquele que vive perante os demais a vida de Cristo.

Por último, cristão é aquele que honra a Cristo em todas as suas atitudes. O apóstolo diz que Cristo deve ser honrado em seu ser, quer viva ou morra. Cristão é aquela pessoa em quem Cristo é exaltado independente das circunstâncias. O pastor e teólogo Dietrich Bonhoeffer foi esse tipo de pessoa, tanto que quando foi levado para ser executado pelo governo nazista, suas últimas palavras para os colegas de cela foram: “Este é o fim; mas para mim, é o início da vida”. O morrer é lucro, mas tanto na vida como na morte, Cristo deve ser honrado e glorificado.

O que significa ser cristão?

O apostolo Paulo diz que cristão é alguém que morreu para si mesmo e que no dia a dia Cristo é visto em seu viver e todas as suas atitudes glorificam a Cristo. Tu és cristão?

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page