top of page
Buscar

O resgate


Quarenta dias depois da queda da aeronave na Amazônia colombiana, quatro crianças que estavam desaparecidas foram encontradas vivas e resgatadas, o que nos causa grande alegria. Alegrar-se a situações como essas, em que vidas são resgatadas, principalmente de crianças, comove sociedades, pois nos sensibiliza a todos. Nesse sentido, pensando no contexto bíblico, a Escritura apresenta Jesus resgatando o ser humano, no entanto, infelizmente, nem sempre as pessoas parecem exultar de alegria perante o resgate que Jesus efetua, como pode ser evidenciado no relato de Lucas:


“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.1-10). 

O que aprendemos com esse texto?


A primeira lição é que Jesus deseja conviver com as pessoas. O texto é interessante, pois apresenta-nos Zaqueu, que apenas queria ver Jesus. Entretanto, Jesus queria conhecer e conviver com Zaqueu. Na agenda do Mestre, sempre há tempo para relacionar-se com as pessoas.


A segunda lição é que sempre haverá quem censure o fato de Jesus parar para resgatar pecadores. Como é que pode Jesus ir buscar tal pessoa? Como é que Ele vai parar para dedicar tempo para esses pecadores? Ou seja, sempre existirá gente afirmando que determinado “pecador” não é digno de estar com Jesus. Sempre haverá murmuradores.


Por último, o texto ensina que Jesus veio resgatar os perdidos. Ou seja, o Senhor não está buscando gente boa e não veio para quem se julga certo e justo. Ele veio para resgatar os perdidos, veio para salvar quem estava condenado à morte.


Na Amazônia Colombiana as crianças foram resgatadas e salvas. Através de Jesus Cristo, Zaqueu foi resgatado e salvo, pois foi para isso que Jesus veio ao mundo. A pergunta que fica é: Já fostes resgatado por Jesus?

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page