top of page
Buscar

O túmulo vazio?



Domingo de madrugada, Maria se dirigiu para o sepulcro com o propósito de preparar o corpo do Senhor corretamente, mas ao chegar no local, deparou-se com uma situação inusitada. Vejamos o que diz a narrativa de João:


No primeiro dia da semana, bem cedo, enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Correu e encontrou Simão Pedro e o outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse:Tiraram do túmulo o corpo do Senhor, e não sabemos onde o colocaram!”. Pedro e o outro discípulo foram ao túmulo. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Abaixou-se, olhou para dentro e viu ali as faixas de linho, mas não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Também viu ali as faixas de linho e notou que o pano que cobria a cabeça de Jesus estava dobrado e colocado à parte. O discípulo que havia chegado primeiro ao túmulo também entrou, viu e creu. Pois até então não haviam compreendido as Escrituras segundo as quais era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. Os discípulos voltaram para casa.” (Jo 20.1-10).

Pedro e João foram até o sepulcro para ver se o que Maria dissera correspondia com a verdade. Eles foram correndo e João chegou primeiro, olhou, mas não entrou, Pedro chegou logo a seguir e entrou e viu as faixas e o pano que cobria o rosto do Senhor dobrado e creu.

Quais são as lições que aprendemos com esse texto?

A narrativa ensina que é preciso coragem para ir ao encontro de Jesus. Não podemos esquecer que os discípulos fugiram quando o Mestre foi preso, que o sepulcro ficou protegido por uma guarda romana e que, estar associado a Ele seria estar ligado a um malfeitor. Sendo assim, ir até aquele sepulcro e assumir-se como seguidor de Jesus era um ato de coragem e bravura.

A segunda lição é que o túmulo não estava vazio. Não estou sendo um herege, atente para o fato de que eles entraram e viram e creram. Mas o que eles viram? O texto fala duas coisas: a) as faixas que cobriam o corpo do Mestre, o casulo não estava desfeito e continuava ali; b) o lenço que cobria o rosto do Senhor estava dobrado e colocado à parte. Isso mostra que o corpo do Mestre não foi roubado, mas que Ele ressuscitou.

Ele não reencarnou, pois a reencarnação é a volta em outro corpo. Jesus venceu a morte e ressurgiu no mesmo corpo, mostrando que essa será também a nossa realidade.

Outra lição que essa narrativa apresenta é que a ressurreição abre o entendimento para a veracidade das Escrituras. Notemos que até aquele momento eles não haviam compreendido às Escrituras. A ressurreição assevera a verdade das Escrituras e mostra que as palavras de Cristo são uma realidade.

Pedro e João correm para o sepulcro. Eles rompem com a vergonha e o medo e ao verem os panos e o lenço tiveram certeza de que Jesus havia ressuscitado e não sido levado para outro lugar, mas o mais importante foi que suas mentes foram abertas para compreender às Escrituras. Sendo assim, que possas olhar para a cena da ressurreição e compreender a autenticidade das Escrituras e de Jesus como o Senhor e Salvador do mundo.


#Jesus #ressuscitou #salvador

82 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page