top of page
Buscar

O valor do perdão



Qual seria nossa atitude diante de alguém que nos traiu e abandonou? O convidaríamos para almoçar ou jantar? Será que o receberíamos e acolheríamos novamente?

A traição é algo terrível e só quem a viveu sabe o peso da humilhação e dor que ela provoca.

Jesus viveu toda essa realidade uma vez que ele foi traído e abandonado por seus amigos. Contudo, o Mestre nos ensina que é possível seguir adiante sem se deixar vencer pelas tragédias da vida. É interessante olhar para o reencontro de Jesus com seus discípulos, e ver como o Senhor lidou com a situação e o desafio que Ele nos apresenta.

No evangelho de João 21.15 – 23, encontramos o diálogo de Jesus com Pedro e quando leio esse texto aprendo o seguinte:

1) O perdão tem a capacidade de restaurar as relações e a confiança nas pessoas, permitindo um novo começo. Jesus preparou um peixe assado na brasa para os discípulos (pena que não era um bom tambaqui), e ali à volta da fogueira, Ele concedeu a oportunidade para que Pedro fosse restaurado. É fantástico olhar para o texto e não encontrar nenhuma acusação por parte de Jesus. Depois das respostas de Pedro, suas palavras são de confiança plena.
 
2) Jesus declara que continuava a confiar em Pedro e a tê-lo em conta e declarou que esperava que ele assumisse o papel de cuidar dos discípulos. Logo, percebemos que a traição é vencida com o perdão e com a restauração do outro.
 
3) O perdão nos desafia a caminhar com o outro, pois Jesus, depois de manifestar o perdão a Pedro, desafiou a segui-lo. Nesse sentido, o que nos é dito é que quem perdoa deseja partilhar conosco a caminhada da vida. Quem nos perdoa deseja a nossa companhia e além disso, seguir o Mestre é ir na certeza de que as intempéries da vida não nos podem destruir.
 
4) O perdão nos desafia para esta caminhada juntos e quem diz que perdoou e não aceita trilhar lado a lado está enganando-se. Aqui recordo minha mãe que, tendo sido traída por meu pai, viu-se trocada, mas soube perdoá-lo. Lembro-me ainda que num dos momentos mais marcantes de sua vida ela lhe disse:Meu velho eu te amo!. Portanto, quem perdoa segue lado a lado, porque o perdão é fruto de um amor autêntico.

O perdão nos desafia a preocuparmo-nos primeiramente conosco e não com os outros. Retomando ao encontro de Cristo com os discípulos, Pedro estava desfrutando da alegria de estar com o Senhor, no entanto, ao olhar para o lado, ele viu João e deixou de desfrutar do momento ímpar de comunhão com o Mestre para questionar sobre João. Jesus disse a Pedro para não se preocupar com João, mas sim em segui-lo.

Nós somos muito parecidos com Pedro. Queremos sempre olhar a relação dos outros com Jesus e esquecemo-nos de preocuparmo-nos em segui-lo. Queremos sempre cuidar dos outros, mas não cuidamos de nós próprios e muito menos de seguir o Mestre, pois quem fica a olhar para os outros, tira os seus olhos do Mestre.

O Senhor diz a Pedro que preocupe-se em segui-lo. Mas Ele também diz o mesmo para mim e para todos aqueles que desejam ser chamados de seus discípulos.


#vida #perdão #amor #perdoar

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Amar

Perdão

bottom of page