top of page
Buscar

O verdadeiro líder



Liderar é uma arte e um desafio. Liderar é ter a capacidade de motivar os outros para que assimilem a visão e se engajem sigam para execução dessa visão. Nosso atual momento apresenta-nos líderes controversos, questionáveis, mas que de uma maneira ou outra conseguem arrebatar as pessoas e fazer com que elas sigam acirradamente os seus passos e projetos.


Jesus foi o líder por excelência e olhando para as atitudes do Mestre podemos aprender e muito como exercer uma liderança revolucionário. Há um episódio no evangelho de Marcos que é magnífico e mostra-nos muito bem essa realidade. Eis o texto:


Por esse tempo, subiam para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam muito admirados, e o povo que os seguia tinha grande temor. Jesus chamou os Doze à parte e, mais uma vez, começou a descrever tudo que estava prestes a lhe acontecer. “Ouçam”, disse ele. “Estamos subindo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será traído e entregue aos principais sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios. Zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão, mas depois de três dias ele ressuscitará.” Então Tiago e João, filhos de Zebedeu, vieram e falaram com ele: “Mestre, queremos que nos faça um favor”. “Que favor é esse?, perguntou ele. Eles responderam: “Quando o senhor se sentar em seu trono glorioso, queremos nos sentar em lugares de honra ao seu lado, um à sua direita e outro à sua esquerda”. Jesus lhes disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo! São capazes de beber do cálice que beberei? São capazes de ser batizados com o batismo com que serei batizado?. “Somos!, responderam eles. Então Jesus disse: “De fato, vocês beberão do meu cálice e serão batizados com o meu batismo. Não cabe a mim, no entanto, dizer quem se sentará à minha direita ou à minha esquerda. Esses lugares serão daqueles para quem eles foram preparados”. Quando os outros dez discípulos ouviram o que Tiago e João haviam pedido, ficaram indignados. Então Jesus os reuniu e disse: “Vocês sabem que os que são considerados líderes neste mundo têm poder sobre o povo, e que os oficiais exercem sua autoridade sobre os súditos. Entre vocês, porém, será diferente. Quem quiser ser o líder entre vocês, que seja servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que se torne escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10.32-45). 

Olhando para esse texto, o que aprendemos sobre o verdadeiro líder?


A primeira lição que o texto apresenta é que o verdadeiro líder é aberto ao diálogo. O texto inicia-se com um pedido e logo com a resposta do Mestre, mas em seguida uma discussão provocada pelos outros discípulos que ficaram indignados com o pedido que fora feito. Entretanto, notamos que o Senhor dialogou primeiro com Tiago e João e depois com os dez, orientando-os, mostrando-lhes qual deve ser a motivação para o exercício da liderança.

O verdadeiro líder não é um autoritário, muito menos alguém permissivo. Jesus ensina que o verdadeiro líder é aquele que está disposto a ouvir os liderados e dialogar com eles, direcionando-os de forma correta.


A segunda lição que o texto apresenta é que o verdadeiro líder molda o caráter. É maravilho perceber que Jesus trabalhou a questão das motivações e com o egoísmo. Ele foi conversando e dialogando com os seus discípulos incutindo novos valores, investindo na essência deles para que pudessem fazer a diferença na sociedade. Portanto, o verdadeiro líder trabalha o caráter da pessoa.


A terceira lição que o texto apresenta é que o verdadeiro líder valoriza o ser humano. Esse princípio está diretamente relacionado com o anterior, mas aqui é preciso ver que o Senhor chamou os doze, mostrando-lhes que todos eram importantes. Portanto o verdadeiro líder saber reconhecer o valor de cada um, olha para a individualidade e valoriza o ser humano como tal.


A última lição é que o verdadeiro líder está disposto a servir. A verdadeira liderança não é aquela que busca o sucesso pessoal, mas sim aquela que garante felicidade a todos. O Mestre disse aos seus discípulos que o caminho da grandeza se faz pelo serviço e Ele próprio declarou de Si que: “nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”. Portanto, todo aquele que deseja liderar, deve estar disposto a servir, se apequenar.


O Deus encarnado, o Homem-Deus, investiu a sua vida para resgatar os demais e forjou nos seus discípulos a essência da verdadeira liderança que pode ser resumida em uma palavra: “serviço”.


#Jesus #mensagem

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page