O verdadeiro valor da amizade

Ele foi um jogador controverso, mas é preciso dizer que enquanto jogador, sabia tratar a bola e jogava muito bem. Terminada a carreira, tornou-se comentarista, apesar de em determinados momentos ser mais torcedor do que comentador e continua controverso. Neto é assim, sem papas na língua, sem freios, mas é amigo legal um ser humano com H maiúscula.
Leio as notícias e vejo a história do ex jogador Alceu Pereira Junior, que esteve envolvido com drogas, viu os “amigos” virarem-lhe às costas, ficou perdido, mas no meio de tudo isso, houve alguém que não o abandonou, o seu amigo Neto e este, investiu na vida de Alceu, mesmo não concordando com as atitudes dele, esteve presente e jamais o abandonou. Amigos assim são raros e quem os têm devem valorizá-los e muito. Alceu disse o seguinte: "Eu queria dizer para o Neto que eu amo ele. Ele é uma pessoa importante na minha vida. Que eu o amo muito e quero o melhor pra ele e pra família dele. Desejo tudo de melhor. Ele foi bom pra mim e sei que ele é bom pra muitas pessoas.” O que dizem a nosso respeito?
A trajetória de Alceu foi marcada pela tragédia pessoal e depois de sucumbir ao vício, viu-se abandonado, mas ele diz que “Neto foi a única pessoa do futebol que lhe estendeu a mão quando todas as outras lhe viraram as costas.” Quando li essa declaração, lembrei do que escreveu Tolentino de Mendonça: “Os amigos não defendem apenas o nosso sorriso: oferecem-nos o tempo para chorarmos o que temos que chorar.” É fácil ter pessoas para partilhar o riso, para o momento da festa, mas é na hora da dor, quando as tragédias se abatem é que saberemos realmente com quem contamos.
Há dois textos nas Escrituras que gosto muito e que afirma que: “O amigo ama em todo o tempo, e na angústia nasce o irmão” e “muitos amigos levam para desgraça, mas existem amigos mais chegados que um irmão.” (Pv 17.17; 18.24). Neto se fez irmão e foi mais chegado que um irmão. E nós, como estamos agindo em relação aos nossos amigos?
O amigo verdadeiro se faz presente e não compactua e concorda com tudo, mas tem a coragem de mostrar os erros que estamos cometendo. Ele não é omisso, não se cala, mas acima de tudo é alguém que partilha a vida e “ajudam-nos a vencer tantas formas de esterilidade: tornam a nossa vida irradiante.”
Neto pode ter sido um jogador, e atualmente, ser um comentador controverso. Entretanto, quando o assunto é amizade e ser amigo, ele é leal e fiel, paga o preço, assume a responsabilidade e se faz presente, não vira as costas, ajuda em tudo o que pode e não compactua com o erro que é praticado, e é assim é que tem que ser.
Não fui jogador e nem sou comentador, às vezes sou um tanto controverso, mas confesso que preciso me espelhar em Neto, e sem fazer alarde, ser solidário, me fazer presente e manifestar o verdadeiro valor da amizade e permitir que na hora angustiante surja o irmão. Eu quero isto para mim, e tu?