top of page
Buscar

Obrigado Marrom!



A pior coisa que existe na política é a polarização. E, foi neste contexto, que vi o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, pessoa altamente controversa em suas falas, vir a público atacar uma das maiores representantes da música popular brasileira. Deixem-me dizer que não a conheço pessoalmente, mas admiro-a desde a minha adolescência. Cresci embalado pela linda voz da cantora Alcione (Marrom), que não é apenas intérprete, mas também instrumentista, profunda conhecedora de música.


Marrom, não me conhece, mas eu a conheço e como disse, cresci ouvindo-a interpretar os grandes compositores brasileiros, dos quais, quero destacar aqui o meu conterrâneo Chico da Silva. Ela tem uma história e um legado, mas por pensar diferente e assumir sua postura política, foi agredida e ofendida por uma pessoa que desconhece não apenas a história dela, como também a verdadeira história do seu povo. Alcione não o respondeu, remeteu-se ao silêncio. Entretanto, vários compositores, intérpretes e atores saíram em sua defesa e gravaram um vídeo em demonstração de afeto e carinho. Esses artistas solidarizaram-se e exaltaram o excelente contributo que ela tem dado não apenas à música, como também, à cultura brasileira. É aqui que reside o “X” da questão e devemos aprender muito com tudo o que aconteceu, pois se seguirmos as lições que aqui nos foram dadas a sociedade será bem melhor.


A primeira coisa que aprendo com tudo isto, é que não devemos alimentar a confusão. Alcione prefere focar nas coisas boas e não se deixa influenciar pelos ataques. Ela não se deixa vencer pelo mal e Marrom mostra uma enorme grandeza.


Outra realidade que esta história nos mostra, é que não vale a pena se desgastar por causa da opinião dos outros, principalmente se estas visam a nossa destruição. Valorize o que vale a pena ser valorizado. A assessoria de imprensa de Alcione disse que ela “optou pela nobreza, preferiu dedicar gratidão ao apoio da classe artística e seus fãs”. Quando li esta declaração lembrei da Escritura que diz: “Em tudo, dai garças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5.18). Não sei se a Marrom tinha conhecimento desse texto, mas ela cumpriu em sua vida a vontade de Deus.


Alcione preferiu silenciar-se perante os ataques e, a tentativa de humilhação e por isso, acabou sendo exaltada. Várias pessoas foram a público em sua defesa e não só, falaram da sua importância e do seu legado dentro da MPB e da própria cultura brasileira e por causa desse fato, lembrei as palavras do Senhor Jesus: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lc 14.11). Alcione não se exaltou, ficou calada, mas surgiram várias pessoas que a exaltaram, reconhecendo todo o seu legado e sua história.


Não sei vocês, mas eu, um admirador do trabalho da Marrom, cristão convicto, só tenho a agradecer o seu exemplo, pois em seu silêncio, ela mostrou-me como viver uma espiritualidade saudável e o cristianismo autêntico.


Obrigado Marrom!


#quarentena #confinamento #humildade #cristianismoautentico

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page