top of page
Buscar

Onde está Deus?


Hoje aconteceu um encontro entre líderes da Rússia e Ucrânia e que foi intermediado pela Turquia. Entretanto, não houve avanço algum e dessa forma, o dia termina com o fracasso de mais uma ronda negocial e, com a falta de um acordo, a guerra continua, mortes e mais mortes são perpetradas, famílias destruídas, o mundo entrando em crise econômica e diante de tudo o que está acontecendo, surge a pergunta: onde está Deus?


A verdade é que há momentos que pensamos que Deus está ausente, distante e em silêncio e nesses momentos gritamos, como gritou Habacuque: “Até quando, Senhor, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar” (Hc 1.2). Foi refletindo sobre tudo o que está acontecendo à nossa volta, sobre grito que deu o profeta, que encontrei as respostas para a pergunta onde está Deus, nos textos que declaram:


“Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem” (Sl 23.4); “Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). 

O que estes dois textos nos ensinam?


A primeira lição que o texto ensina é que seja qual for a situação que atravessemos, Deus está presente. Portanto, quando olhamos para esse momento incerto, quando vemos pessoas sofrendo, perdendo suas casas, seus familiares, apesar de tudo, Deus está ali com elas, bem junto a elas e jamais lhes vira as costas. Deus é presente e caminha lado a lado conosco.


A segunda lição que o texto ensina é que Deus está presente e promovendo consolo. A Bíblia mostra-nos que Deus é compassivo e que Ele vem ao nosso encontro promovendo consolo, trazendo refrigério para quem está cansado e angustiado. Deus está presente, não viras as costas aos que sofrem e promove consolo às pessoas e o faz usando o seu povo, as pessoas que Ele impulsiona para que tomem uma atitude e se façam presentes sendo a manifestação da graça e do amor dEle.


Por último, Deus está cuidando das pessoas. A pergunta onde está Deus, aparece diante das tragédias, catástrofes, mas nunca questionamos quando vemos as coisas boas acontecendo, quando nos deixamos encantar com um belo por do sol. Entretanto, e apesar da tragédia, Deus está presente e protegendo e guardando as pessoas, pois Ele prometeu que estará sempre presente e caminhando com seu povo. Ele é fiel!


Onde está Deus? Ele está caminhando contigo em toda e qualquer circunstância. Ele é o Deus presente.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page