top of page
Buscar

Os pássaros


Todas as manhãs, onde resido, tenho o privilégio de ter, como companhia vários pássaros com as suas cantorias. Ah! Como é bom escutá-los e vê-los aqui no quintal, alimentando-se e celebrando a vida! Não preciso gastar um centavo para poder desfrutar desse espetáculo, mas confesso que foi a escutá-los que pude compreender, de maneira real, pelo menos para mim, as palavras de Jesus:


“Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros? (Mt 6.26). 

Essas palavras do Mestre fazem parte do sermão do monte, mas o que elas têm de tão importante? O que aprendemos com elas?


A primeira lição do texto é sobre o cuidado providencial de Deus. Deus cuida dos pássaros, providencia tudo o que eles necessitam e, ao mesmo tempo Ele também cuida de nós. Deus na sua infinita sabedoria e em sua providência nos sustenta e cuida de nossas vidas.

A segunda lição que aprendo com esse texto é que o ser humano é superior aos outros seres criados. Recorde-se que somente o ser humano carrega a imagem de Deus e somente ele recebeu o fôlego da vida e o domínio da criação. O ser humano é o administrador da criação, portanto deveria ter cuidado do planeta. No entanto, o que vemos é que temos sido maus administradores. Contudo, o nosso bom Deus não nos vira às costas e declara que valemos muito mais que os pássaros. O ser humano é a imagem e semelhança de Deus e o Senhor continua cuidando dele.


Por último, o texto ensina que é fundamental parar para contemplar a criação. O ser humano deve parar para refletir e para contemplar os seus feitos. Ele precisa parar e olhar as obras da criação e se deixar encantar e perceber que tudo o que existe foi criado por causa dele e manifesta sempre o cuidado de Deus para com a sua criação. Olhe os pássaros, escute-os e saiba que sua vida tem valor e que Deus cuida de todos os detalhes dela.


Os pássaros me presenteiam todos os dias com um espetáculo único. Sua cantoria me enche de alegria e eu paro para contemplá-los e escutá-los e, ao fazê-lo, meu ser se enche de gratidão, pois neles eu posso ver todo o cuidado de Deus para com eles, mas também posso escutar o Senhor a dizer que cuida de mim também. Já paraste para te deixar embalar pelo canto dos pássaros?

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page