Pais e filhos

O saudoso poeta Vinícius de Moraes, em seu Poema Enjoadinho diz:
"Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!"
Filhos devem ser desejados, mas é bom saber que eles dão muito trabalho e alteram nossa rotina e é preciso saber que, além do trabalho, eles geram muita preocupação. Pais devem educar os filhos e precisam, muitas vezes, corrigi-los, mas a correção precisa ser na hora certa, explicada e no lugar certo. É inaceitável que pais batam nos filhos na frente de terceiros, que projetem neles suas frustrações. Quem ama corrige, mas os pais devem lembrar o que diz a Escritura: “pais não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-nos na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Ef 6.4). Os pais devem ser presentes e precisam acompanhar os filhos e ensiná-los nos caminhos do Senhor e os filhos devem obedecer aos pais (Ef 6.1-3). Entretanto, há filhos que desobedecem, desrespeitam e envergonham os pais, e isto é um fato.
Pais permissivos geram filhos ditadores, que precisam ter todas as suas vontades satisfeitas e se não as tiverem são capazes de agredir os pais, pois não sabem receber um não e quando os pais os contrariam, gera-se uma grande confusão.
A relação pais e filhos precisa ser equilibrada. Pais não podem ser os melhores amigos dos filhos, eles devem ser pais e impor respeito. Filhos precisam obedecer os pais e honrá-los, este é o ensinamento bíblico. Contudo, líderes cristãos devem interpretar e ensinar a Escritura de forma coerente, o que muitas vezes não acontece. Recentemente, viralizou o vídeo de uma pastora que afirma que “filhos que batem ou enfrentam os pais têm que receber "uma mão na cara e uma pisada no pescoço”. Tal fala vai de encontro às Escrituras e é desagregadora da família. Contudo, a pastora foi procurada para explicar sua fala e disse: “Eu falo de um jeito que é para a população entender. Jamais diria para um pai ou mãe bater no próprio filho, mesmo que ele tenha feito isso com eles. A frase é uma metáfora para dizer 'olha, você precisa mostrar quem é que manda em casa, não pode deixar seu filho fazer o que quiser, tem que mostrar qual é a regra.” Ela disse que não disse, mas acabou dizendo. Sim, ficou um imbróglio, mas foi o que ela fez e gerou confusão e mal-entendido em todos os sentidos.
Pais devem educar os filhos. Filhos precisam obedecer aos pais. O relacionamento deve ser aberto e harmonioso. A disciplina é necessária, mas no momento certo e sempre no lugar certo, explicando sempre o motivo da correção. Pais devem amar os filhos e cuidar deles. Filhos devem respeitar e honrar seus pais.
Na relação de pais e filhos, é inadmissível os filhos agredirem os pais, mas também é impensável os pais serem violentos com os filhos. Pais devem amar os filhos e filhos reconhecendo esse amor, devem respeitar e honrar os pais.