top of page
Buscar

Pais segundo o coração de Deus


O ex jogador de futebol Marcelinho Carioca deu uma entrevista, em que manifestou toda gratidão ao seu pai e sobre a influência que ele teve em sua vida. De maneira semelhante, o cantor e compositor João Nogueira escreveu a canção “Espelho” em homenagem ao seu pai e ao exemplo que foi para ele. Entretanto, ao refletir sobre como os pais estão a orientar os filhos nos dias atuais, notamos que eles estão terceirizando a educação dos seus filhos, que vivem distantes deles e que permitem que a vida passe, sem se darem conta disso. Todos sabemos que os pais precisam ser presentes na vida dos seus filhos e devem ser modelo para eles. A Escritura ensina como devem ser os pais, quando Moisés, no livro de Deuteronômio fala o seguinte:


“Estes são os mandamentos, os decretos e os estatutos que o Senhor, seu Deus, me encarregou de lhes ensinar. Não deixem de cumpri-los na terra que em breve vocês possuirão. Vocês, seus filhos e netos temerão o Senhor, seu Deus, enquanto viverem. Se obedecerem a todos os seus decretos e mandamentos, desfrutarão de vida longa. Ouça com atenção, Israel, e tenha o cuidado de obedecer. Então tudo irá bem com vocês e terão muitos filhos na terra que produz leite e mel com fartura, exatamente como lhes prometeu o Senhor , o Deus de seus antepassados. Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único! Ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua força. Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou. Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as às mãos e prenda-as à testa como lembrança. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (Dt 6.1-9). 

O que aprendemos com esse texto?


O texto ensina que pais, segundo o coração de Deus, temem ao Senhor. Ou seja, eles reconhecem Deus como o soberano e reverenciam-no. Temor não é medo, mas reverência que leva o indivíduo à adoração. A verdadeira adoração faz com que a pessoa obedeça a Deus e reconheça-o como Senhor.


Uma segunda lição desse texto é que pais, segundo o coração de Deus, amam o Senhor. Não basta ter temor, é preciso amar e o amor conduz a uma relação íntima e faz com que a pessoa tenha uma postura em relação ao outro. O texto afirma que aquele que ama o Senhor guarda as suas palavras e também transmite-as aos seus filhos. Amor na concepção bíblica é uma atitude e pais que amam o Senhor agem de acordo com a sua palavra.


O texto também afirma que pais, segundo o coração de Deus investem na vida espiritual de seus filhos. O texto é magnífico! Ele diz que a vida espiritual dos filhos é de responsabilidade dos pais. Sendo assim, se os pais não temerem e nem amarem o Senho, fatalmente seus filhos crescerão sem um conceito correto de espiritualidade. Contudo, o mais importante é que o texto deixa claro que a responsabilidade é dos pais ou seja, eles não podem delegar aos outros tamanha responsabilidade.


Por último, o texto ensina que pais, segundo o coração de Deus, investem na vida de seus filhos. O texto afirma que os pais dialogam com os seus filhos, caminham com eles e conjuntamente partilham uma refeição. É dito também que eles estão junto aos filhos no despertar e ao deitar, ou seja, tem os filhos como prioridade e não os negócios. É essencial que pais invistam na vida dos seus filhos, mas o melhor investimento é através de sua presença e não em coisas.


Marcelinho Carioca e João Nogueira, foram influenciados por seus pais, que foram um referencial para eles. A Escritura afirma que pais precisam investir em seus filhos e ensiná-los em todas as áreas da vida. Portanto, fica a questão: Investimos em nossos filhos através de nossas vidas e tempo ou com coisas?

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page