top of page
Buscar

Proceda com sabedoria


As dificuldades fazem parte da vida e, por isso, não podemos esquecer que todos enfrentamos problemas. Sim, todos passamos por aflições, enfrentamos pressões e a verdade é que essas situações desafiam a nossa paciência e se não soubermos lidar com tais situações e as pressões poderemos ficar irados, pois em meio à nossa ira talvez poderemos nos deixar levar pela adversidade e venhamos a ferir pessoas que amamos. Diante dessa realidade, o autor de Eclesiastes afirma que precisamos ter sabedoria para lidar com as situações da vida e declara que ela é o maior bem que existe. É preciso ser e saber ser e, acima de tudo, é fundamental herdar e desejar a sabedoria para poder lidar com as situações da vida. O Pregador declara:


A sabedoria é ainda melhor quando acompanhada do dinheiro; ambos são proveitosos debaixo do sol. Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção, mas somente a sabedoria preserva a vida (Ec 7.11-12). 

Sendo assim, quais são as lições que esse texto nos ensina?


A primeira lição que o texto ensina é que é preciso instruir as pessoas no caminho da sabedoria. Devemos compreender que instrução não significa sabedoria. Uma pessoa pode ser muito bem preparada academicamente, mas pode não ser sábia, apenas tem conhecimento teórico. A sabedoria no pensamento hebraico era algo vivencial, prático. Portanto, o Pregador está afirmando que a sabedoria é boa como uma herança, ou seja, algo que nos foi deixado.


Ninguém dá o que não tem e o melhor que podemos dar é o testemunho de que tememos ao Senhor. O livro de Provérbios declara: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (conhecimento); mas os insensatos desprezam a sabedoria e instrução” (Pv 1.7). Estamos nós instruindo e ensinando os nossos a conhecerem a Deus? Não é fazê-los conhecer a religião e seus dogmas, mas conhecer Deus e os seus caminhos. Estamos instruindo os nossos para conhecerem o Deus que é justo, mas que na sua justiça manifesta misericórdia e amor e ainda nos chama para caminhar com Ele e aprender d’Ele?


O pregador afirma que quem tem a sabedoria como herança tem estabilidade na vida. O que estamos oferecendo aos nossos nestes dias de crise?


A segunda lição que o texto ensina é que a sabedoria protegerá a sua vida. O pregador fala que o dinheiro dá certas regalias, no sentido de que podemos ter facilidades, mas aquele que é sábio é protegido superiormente. Portanto, o pregador afirma que aquele que possui sabedoria sabe como agir diante das situações da vida e sobressai sobre os demais porque é uma pessoa que tem uma atitude diferenciada. Logo, é alguém que não se deixa levar pelas circunstâncias.


O Pregador afirma que é fundamental ter senso crítico, que é essencial avaliar cada situação e que não podemos ser pessoas que se deixam seduzir e ser levadas pelas circunstâncias. Sendo assim, aprendemos que quem é sábio age de modo diferenciado.


O Pregador declara que precisamos de sabedoria e é a sabedoria que nos faz conhecer a Deus e reconhecê-lo em nossos caminhos. Não apenas isso, ele declara que devemos instruir e deixar como herança para os nossos a sabedoria, pois ela concede vida. Adquira a sabedoria, mas principalmente, a que vem do alto, no entanto saiba que essa só pode ser vivenciada através de uma relação íntima e pessoal com Cristo.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page