top of page
Buscar

Qualidades de um líder



Vivemos um momento da história em que vemos o ressurgimento de movimentos autoritários, de líderes que desejam exercer a sua liderança pela imposição e força. Esses líderes são intransigentes e não conseguem conviver com quem pensa de forma diferente. Por isso, sem pejo, difamam a imagem dos adversários e buscam destruí-los. Infelizmente, essa realidade acontece também dentro da Igreja e foi por esse motivo que o apóstolo Paulo, quando escreveu sua primeira carta para Timóteo, procurou orientá-lo sobre as qualidades de um líder. Portanto, Paulo mostrou que a igreja é a detentora da verdade e que ela deve ser um exemplo. Além disso, os seus líderes devem ser pessoas firmadas na verdade. Sendo assim, na sua epístola, Paulo afirmou que


Esta é uma afirmação digna de confiança: “Se alguém deseja ser bispo, deseja uma tarefa honrosa”. Portanto, o bispo deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, ter autocontrole, viver sabiamente e ter boa reputação. Deve ser hospitaleiro e apto a ensinar. Não deve beber vinho em excesso, nem ser violento. Antes, deve ser amável, pacífico e desapegado do dinheiro. Deve liderar bem a própria família e ter filhos que o respeitem e lhe obedeçam. Pois, se um homem não é capaz de liderar a própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não deve ser recém-convertido, pois poderia se tornar orgulhoso, e o diabo o faria cair.  Além disso, os que são de fora devem falar bem dele, para que não seja desacreditado e caia na armadilha do diabo. Da mesma forma, os diáconos devem ser respeitáveis e ter integridade. Não devem beber vinho em excesso, nem se deixar conduzir pela ganância. Devem ser comprometidos com o segredo da fé e viver com a consciência limpa. Antes de serem nomeados diáconos, é necessário que se faça uma avaliação cuidadosa. Se forem aprovados, então que exerçam a função de diáconos. De igual modo, as mulheres devem ser respeitáveis e não caluniar ninguém. Devem ter autocontrole e ser fiéis em tudo que fazem. O diácono deve ser marido de uma só mulher e liderar bem seus filhos e sua casa. Aqueles que exercerem bem a função de diáconos serão recompensados com o respeito de outros e terão cada vez mais convicção de sua fé em Cristo Jesus. Embora espere vê-lo em breve, escrevo-lhe estas coisas agora, para que, se eu demorar, você saiba como as pessoas devem se comportar na casa de Deus. Ela é a igreja do Deus vivo, coluna e alicerce da verdade. Sem dúvida, este é o grande segredo de nossa fé: Cristo foi revelado em corpo humano, justificado pelo Espírito, visto por anjos, anunciado às nações, crido em todo o mundo e levado para o céu em glória (1 Tm 3.1-16). 

O que esse texto nos ensina sobre as qualidades de um líder?


A primeira qualidade que o texto nos ensina é que o líder deve ser um exemplo. É interessante ver que o apóstolo Paulo orienta e mostra que a liderança passa pelo exemplo de vida, pela maneira de agir e viver. Não basta dizer que defende os valores da família, se sua família é completamente desestruturada. Um líder deve ser um exemplo e guiar os outros com sua vida, por seu exemplo e não com autoritarismo.


A segunda qualidade que o texto ensina é que o líder não é amante do dinheiro. O líder não pode ser motivado pelo ganho, não deve exercer sua liderança fundamentada no ganho. O líder deve amar pessoas e investir em pessoas e nunca no lucro e no que poderá tirar das pessoas.


A terceira qualidade que o texto ensina sobre o líder é que ele não é quizilento, ou seja, uma pessoa repulsiva. Portanto, o líder não alimenta confusão e muito menos causa confusão. Ele precisa ser uma pessoa conciliadora, aglutinadora que motiva todos a viverem em tranquilidade e unidas num mesmo projeto.


Em tempos de liderança autoritárias, dominadoras, algo que acontece com governos e com as lideranças religiosas, devemos observar o exemplo de Paul e aprender com ele. Dessa maneira, fica a pergunta: Que tipo de líderes estamos seguindo e temos sido?

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page