top of page
Buscar

Que vontade de chorar!



Eu sou feito de alegria, mas há momentos em que a dor e a tristeza se manifestam em meu ser e de todo ser humano e só se pode ser solidário quando aprendemos a sentir a dor alheia e isso é muito mais do que empatia é mandamento, pois a Escritura diz: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” (Rm 12.15). Alegrarmo-nos com os demais até que é fácil, mas sentir a dor deles…


O saudoso compositor evangélico Sérgio Pimenta, tem uma letra magnífica que espelha muito bem essa realidade. A canção é Só quem sofreu e nessa linda letra Sérgio diz:


"Só quem sofreu

Pode avaliar quem sofreu

Pode se identificar

Pode ter o mesmo sentir

Só quem sofreu

Tem palavras de puro mel

Que transmitem todo o calor

Para quem precisa de amor

E o Cristo encarnou

Sofrendo como homem a dor

Sabendo o que é padecer

Na mente e no corpo

E Ele morreu

E até a própria morte venceu

Mostrando o amor capaz de atender

A todo homem

Sofrendo como homem a dor

Sabendo o que é padecer

Na mente e no corpo

E Ele morreu

E até a própria morte venceu

Mostrando o amor capaz de entender

A todo homem"

A identificação de Cristo com o ser humano deve ser o nosso exemplo. Ele sentiu a nossa dor, e sofreu conosco e por nós, como poderemos ficar indiferentes e querendo celebrar o tempo todo, enquanto há tanta gente desesperada e num sofrimento atroz?

É fundamental que possamos partilhar as alegrias da vida, mas também as tristezas que nos assolam. Como cristãos, não podemos nos refugiar num triunfalismo insensível, pois precisamos chorar com os que choram e interceder por eles. É preciso clamar pela misericórdia de Deus e pedir por nossa gente, pois se isso não acontecer, aqueles que não creem o farão e nos farão passar vergonha.

Jesus adorava contar histórias e numa de suas parábolas (Lc 16.1-13) ele diz: “porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz” e é com certa tristeza que vejo os não cristãos sendo mais solidários e assumindo uma postura mais cristã que os ditos cristãos e aqui, recordo a bela canção de Chico Buarque Gente Humilde, que diz:


"São casas simples

Com cadeiras na calçada

E na fachada

Escrito em cima que é um lar

Pela varanda

Flores tristes e baldias

Como a alegria

Que não tem onde encostar

E aí me dá uma tristeza

No meu peito

Feito um despeito

De eu não ter como lutar

E eu que não creio

Peço a Deus por minha gente

É gente humilde

Que vontade de chorar"

Chico, pode não crer, mas eu creio e uno a minha voz à dele e peço a Deus por minha gente, mas não com vontade de chorar, pois eu peço com vontade e chorando, pois sei o quanto está doendo.


#Deus #vida #tristeza #choro

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tristeza

bottom of page