Quem é Jesus?

A canção “Nada Melhor” do grupo Vencedores por Cristo, é magnífica e continua muito revelante e atual. A primeira estrofe dessa canção diz:
Muito embora, um só Jesus exista
Nem todos sabem vê-lo como é
Filósofo, poeta ou comunista
Ou mesmo um hippie, já se disse, até
Hoje, a maioria das pessoas sabem da existência de Jesus e de alguma forma, já falaram sobre Ele. Entretanto, cada um de nós deverá dizer quem é Jesus e é bom saber que o próprio Mestre em um determinado momento, questionou os seus discípulos sobre o que as pessoas diziam quem Ele era e o que os próprios discípulos pensavam sobre Ele. O evangelho de Marcos narra esse episódio assim:
“Jesus e seus discípulos deixaram a Galileia e foram para os povoados perto de Cesareia de Filipe. Enquanto caminhavam, Jesus lhes perguntou: “Quem as pessoas dizem que eu sou?”. Eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo!”. Mas Jesus os advertiu de que não falassem a ninguém a seu respeito. Então Jesus começou a lhes ensinar que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes do povo, pelos principais sacerdotes e pelos mestres da lei. Seria morto, mas três dias depois ressuscitaria. Enquanto falava abertamente sobre isso com os discípulos, Pedro o chamou de lado e o repreendeu por dizer tais coisas. Jesus se virou, olhou para seus discípulos e repreendeu Pedro. “Afaste-se de mim, Satanás!”, disse ele. “Você considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus.” (Mc 8:27-33).
Quais são as respostas que encontramos e o que aprendemos?
A primeira lição e resposta é que há pessoas que têm uma visão errada sobre Jesus. O texto mostra que o Senhor está caminhando com os seus discípulos e lhes pergunta sobre o que os outros pensam dele e a resposta dos discípulos é que existem alguns que veem o Mestre como um pregador e líder religioso e outros como um profeta. Portanto, os discípulos declaram que há pessoas que reconhecem Jesus, mas não o reconhecem como sendo o enviado de Deus.
A segunda lição e resposta é que há pessoas que reconhecem Jesus como o Cristo, ou seja, têm uma visão correta de quem é Jesus. O Mestre olhou para os seus discípulos, para aqueles que caminhavam com Ele e quis saber o que eles pensavam d’Ele e o apóstolo Pedro respondeu em nome dos doze que Ele era o enviado de Deus. Portanto, não é apenas caminhar com Jesus e dizer-se cristão, é fundamental saber quem é Jesus.
Por último, aqueles que sabem quem realmente é Jesus devem se deixar ensinar por Ele. O texto mostra que depois da declaração de Pedro em nome dos discípulos, Jesus passou a ensiná-los e ser ensinado pelo Mestre é aceitar o que Ele diz e não tentar obstaculizar o ensino e o projeto do Senhor.
O Senhor Jesus fez uma pergunta no passado e que continua reverberando no presente e exige uma resposta. Sendo assim, para ti, quem é Jesus?