top of page
Buscar

Quem criou tudo?



Há um grupo de pessoas que crê e declara que Deus criou todo Universo. Contudo, há também pessoas que negam a existência de Deus e dizem que Ele é uma criação da mente humana, se assim é, quem foi que criou tudo?

Essa é uma pergunta superinteressante, pois ao fazê-la, a pessoa acaba por assumir que há uma causa primeira. Ela reconhece que há uma causa não causada, ou seja, existe a lei da causalidade que afirma que tudo que venha a existência precisa de uma causa. Entretanto, essa lei não se aplica a Deus, pois ele não veio a existir, ninguém criou Deus. Ele não é feito. Deus é eterno e sendo assim, Ele não tem um começo e não precisou de uma causa, Ele é a causa não causada, mas esse é o pressuposto dos teístas, mas hás os que negam a existência do Criador e afirmam que Deus é apenas fruto do imaginário. Contudo, se Deus é uma criação do homem, ele é irreal, apenas uma fantasia e apenas um fruto da imaginação do ser humano. Como afirmar que este ser imaginário tenha criado o universo? Portanto, resta-nos apenas a parte final da pergunta que diz: quem criou tudo?

A resposta para a origem de tudo, dependerá da cosmovisão que a pessoa tenha. Entretanto, precisamos definir o que é cosmovisão. Gosto da seguinte definição: “Cosmovisão é um conjunto de convicções, um modelo que procura explicar toda a realidade, não apenas alguns aspectos dela[1] (Norman Geisler, 2003)

Esta definição é importante porque afirma que as nossas convicções, procuram explicar a realidade toda. Entretanto, é importante saber quais são as nossas convicções. Qual é a nossa cosmovisão, pois será ela que determinará a nossa verdade. Entretanto, surge, então, outra pergunta: o que é a verdade?

Sem fazer um grande tratado podemos dizer que a «verdade é aquilo que é»[2]. (Geisler & Turek, 2006). A verdade tem que ser absoluta. Ela é exclusiva. Sendo assim, não existem verdades relativas. Existe apenas a verdade. Geisler segue afirmando que:


A verdade também pode ser definida como «propriedade de estar conforme com os fatos ou realidade» ou a «fidelidade de uma representação em relação ao modelo original»”.[3] (Geisler & Turek, 2006)

Estamos buscando a verdade sobre a criação. A questão é quem criou tudo? Já vimos que nossa argumentação é marcada pela cosmovisão que temos. O que dizemos é que a “cosmovisão é um sistema filosófico que procura explicar como os fatos da realidade se relacionam e se ajustam um ao outro. (…) a cosmovisão dá forma ou colore o modo que pensamos e fornece a condição interpretativa para entender e explicar os fatos da nossa experiência”.[4] (Norman Geisler, 2003)

Reconheço que a minha cosmovisão difere de quem faz a pergunta partindo do pressuposto que Deus é fruto da imaginação humana. Contudo, é bom dizer que existem sete cosmovisões. Entretanto, apenas três se tornaram bem influentes na cultura ocidental a saber: ateísmo, panteísmo e teísmo.

O que afirmam estas três correntes?

Teísmo. Ensina que há apenas um ser infinito e pessoal, que está além do universo físico finito. Ele é transcendente.

Ateísmo. Não existe Deus. O que existe e existirá é o universo ou o cosmo, e é autossustentável.

Panteísmo. Deus é o universo e o universo é Deus. Tudo é Deus.

Minha afirmação é teísta. Sendo assim, creio que Deus, que é um ser pessoal, moral, terno em todos os seus atributos, Ele é o Criador e sustentador do Universo, minha proposição é que Deus não é invenção do homem, não é fruto da imaginação do ser humano. Ele é a Causa Primeira. Aqui encontramos o pressuposto filosófico que sustenta a base da ciência e é conhecido como o princípio da causalidade. A Escritura diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. (Gn 1.1). Por mais que tentemos fugir deste fato, temos a resposta de que Deus é a causa não causada. Ele é um ser não-causado. Sendo assim, podemos afirmar, sem medo, que Ele “sempre existiu e não precisa de nenhuma causa. Deus é a Causa Primeira de todas as coisas finitas porque Deus sempre existiu. Ele sempre existiu e é a Causa Primeira do Universo.

A pergunta que dá início a esse texto é interessante porque ao se questionar quem criou tudo, destrói-se a cosmovisão ateísta que afirma que o universo sempre existiu. Sendo assim, podemos afirmar que uma pessoa que faz tal pergunta, assume uma postura teísta, mesmo tentando negar esse fato por causa de uma mente saturada por uma formação fortemente influenciada pelo iluminismo e racionalismo que baniu Deus da sua esfera e o que ficou foi o absurdo de uma criação auto existente.

Quem criou tudo?

Deus criou todas as coisas. Ele é a causa não causada. Ele é a Causa Primeira do Universo. Ele é antes de todas as coisas. Ele é o Criador.

--------------- [1] N. GEISLER, P. BOCCHINO, Fundamentos inabaláveis: resposta aos maiores questionamentos contemporâneos sobre a fé cristã, macroevolução – bioética – clonagem – aborto – eutanásia, Editora Vida, São Paulo, 2003 p.41 [2] N. GEISLER, F. TUREK, Não tenho fé suficiente para ser ateu, Editora Vida, São Paulo, 2006 p. 37 [3] Ibid. p. 37 [4] Op. Cit. p.53

---------------

#Deus #vidaespiritual #criação #mundo

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page