Quero provas

Jesus ressuscitou, apareceu às mulheres e aos discípulos. Quando isso aconteceu, Tomé não estava presente e por não ter estado com eles afirmou que só creria se ele próprio visse o Senhor. João narra esse acontecimento: “Um dos Doze, Tomé, apelidado de Gêmeo, não estava com os outros quando Jesus surgiu no meio deles. Eles lhe disseram: “Vimos o Senhor!”. Ele, porém, respondeu: “Não acreditarei se não vir as marcas dos pregos em suas mãos e não puser meus dedos nelas e minha mão na marca em seu lado” (Jo 20.24-25).
Quando lemos essa declaração, num primeiro momento achamos Tomé alguém incrédulo, mas estes versículos apresentam-nos ensinamentos que não podemos desprezar. Sendo assim, vejamos o que podemos aprender com esse texto.
A primeira lição mostra que quem se afasta da comunidade deixa de desfrutar da alegria da manifestação do Senhor. Os discípulos estavam juntos e quando o Senhor apareceu eles se alegraram, a esperança foi renovada, mas infelizmente Tomé não estava lá e por não ter estado, não pode se alegrar e desfrutar da bênção com seus irmãos.
A segunda lição nos ensina que quando partilhamos a nossa fé, é natural as pessoas duvidarem e ficarem céticas ao que dizemos. O texto é claro e mostra que há um testemunho coletivo, onde os discípulos dizem: “Vimos o Senhor!” Entretanto, Tomé ouviu, mas diz que a experiência deles não vale para ele.
A terceira lição que esse texto apresenta é que a fé fundamenta-se em uma experiência pessoal e sólida. Tomé não desejava uma fé baseada na experiência dos outros. Ele era um crente sério, profundo e por ser assim, queria a comprovação dos fatos. Ele diz que precisa ver, tem que pôr a mão nas marcas, quer comprovar a realidade e não se deixar levar por terceiros.
Tomé um discípulo que não estava na comunidade e deixou de ver a manifestação do Senhor, depois disse que tinha que ver para crer. Portanto, precisamos compreender que tal e qual Tomé, há muitas pessoas que desejam provas concretas da manifestação de Deus, mas para que isso aconteça, devem estar dispostas e de coração aberto.
Tomé não se fechou, não renegou sua fé. Ele simplesmente afirmou que queria provas concretas e isso acontece porque a fé é puramente racional.
Escute o testemunho de fé dos outros, mas comprove por você mesmo e prove da bondade do Senhor.