top of page
Buscar

Questão de vida ou morte



O mundo enfrenta uma pandemia e em consequência disso, milhares de vidas estão sendo ceifadas. Diante de tamanha tragédia, houve uma busca unificada para que fossem desenvolvidas vacinas para que o máximo de vidas fossem salvas.


Nesse período angustiante e turbulento, foi noticiado que em determinados lugares, médicos tinham que optar por quem salvariam, pois vivia-se um momento in extremis.


A vida é o nosso bem maior e somos capazes de fazer tudo para a preservação dela. O evangelho de Marcos narra a história de uma pessoa que vai até Jesus e pergunta-lhe o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Vejamos o texto:


Quando Jesus saía para Jerusalém, um homem veio correndo em sua direção, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?. “Por que você me chama de bom?, perguntou Jesus. “Apenas Deus é verdadeiramente bom. Você conhece os mandamentos:Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não dê falso testemunho. Não engane ninguém. Honre seu pai e sua mãe’.O homem respondeu: “Mestre, tenho obedecido a todos esses mandamentos desde a juventude”. Com amor, Jesus olhou para o homem e disse: “Ainda há uma coisa que você não fez. Vá, venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. Ao ouvir isso, o homem ficou desapontado e foi embora triste, pois tinha muitos bens. Jesus olhou ao redor e disse a seus discípulos: “Como é difícil os ricos entrarem no reino de Deus!. Os discípulos se admiraram de suas palavras. Mas Jesus disse outra vez: “Filhos, entrar no reino de Deus é muito difícil. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus”. Perplexos, os discípulos perguntaram: “Então quem pode ser salvo?. Jesus olhou atentamente para eles e respondeu: “Para as pessoas isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus, tudo é possível”. Então Pedro começou a falar: “Deixamos tudo para segui-lo”. Jesus respondeu: “Eu lhes garanto que todos que deixaram casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou propriedades por minha causa e por causa das boas-novas receberão em troca, neste mundo, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, com perseguição, e, no mundo futuro, terão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão os últimos, e muitos últimos serão os primeiros. (Mc 10.17-31). 

Quais são as lições que esse texto apresenta para nós?


A primeira lição é que o ser humano deseja viver eternamente. Um homem buscou o Mestre querendo saber o que deveria fazer para herdar a vida eterna. O Mestre lhe pergunta se ele sabe os mandamentos e aquele homem respondeu que os observava e os guardava desde sua juventude, ou seja, era um religioso que cumpria todo o ritual, mas sabia ele, tão pouco isso era o suficiente para estar com Deus, nos céus.


O Senhor o amou e disse-lhe que ele tinha que abdicar dos seus bens e segui-lo. O que Jesus diz é que ele tinha que amá-lo sobre todas as coisas e depender dele e não depositar a sua confiança nos bens materiais. Esse homem optou amar os bens em detrimento a Deus e ao seu próximo.


A segunda lição é que a salvação é sobrenatural. Aquele homem questionou o Mestre e saiu decepcionado pela resposta que recebeu e depois os discípulos questionaram: “Quem pode ser salvo?” O Mestre afirmou que é impossível para o ser humano, mas não para Deus. Portanto, o homem não pode salvar a si mesmo e muito menos granjear a vida eterna. A salvação e a vida são dádivas de Deus, fruto da sua misericórdia e graça.


A terceira lição que o texto apresenta é que aquele que decide confiar plenamente em Deus é cuidado e abençoado por Ele. Deus é a fonte de vida e a fonte de todas as bênçãos. Ele toma conta dos seus e os abençoa e os guarda para Si.


O Senhor Jesus deixa claro que é essencial amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo. É fundamental depender d’Ele e entregar-se a Ele para que se possa ter vida. O que tu irás fazer?

#Jesus #ensinamentos

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page