top of page
Buscar

Repensar a Família

Leia: Salmos 127 e Gênesis 2.24



A família está em risco. Ela vive de crise em crise. Certo articulista afirmou: “Os casais se entendem cada vez menos e separam-se cada vez mais”. É a realidade. Uma estatística realizada em 2003 afirmava que ocorrem 20 mil divórcios por ano em Portugal. Nesta estatística, existem famílias de cristãos autênticos, de membros da igreja de Cristo.


Diante desta realidade, é necessário repensar a família.

Na sociedade hodierna existem vários tipos de família, e cada vez mais, esta nomenclatura vai aumentando. Sendo assim, vejamos quais são as tipologias de família que encontramos nos dias de hoje:

  • Família mono parental. Os filhos vivem apenas um dos pais e não há outro referencial do sexo oposto.

  • Família multi parental. Esta se dá na constituição de uma nova família, onde os integrantes são membros de famílias desfeitas que refazem à sua vida. Neste tipo de família há “os meus”, “os teus” e “os nossos”.

  • Família homossexual. Esta é aquela onde as cabeças da família são pessoas do mesmo sexo.

Estas são algumas classificações para a família dos dias atuais. Devemos entender que uma coisa é o que diz e vive a sociedade, outra bem diferente é o que diz a Palavra de Deus.


Iniciei afirmando que a família vive em crise e se assim é, necessitamos combater a crise familiar dos dias atuais. Como cristãos, devemos chamar às pessoas para um diálogo franco e aberto para declarar os nossos princípios. Tenhamos coragem de afirmar que família é o projeto de Deus. Família é coisa séria!


É preciso anunciar que a família deve ser edificada por Deus (Sl 127.1). Ele é o arquiteto da família e o Senhor da mesma.

Família é lugar de igualdade. Um princípio esquecido em nossos dias. Os casamentos são celebrados para salvaguardar as posses de cada um. A Bíblia diz que os dois se tornam uma só carne, apenas um ser (Gn 2.24). Quem é uma só carne, não diz: isto é meu, isto é teu. Tudo é nosso. No princípio de uma só carne se diz: Isto é nosso!


Família é lugar de interdependência. Ajuda mútua, companheirismo. Há troca de experiências. Dar e receber. É lugar de entrega incondicional. É lugar de confiança.


Família é lugar de maturidade. Lugar onde se expressa uma relação adulta e comprometida. Fruto da escolha pessoal e não imposta por outros.


O fracasso pode acontecer. Podemos começar de novo. Porém, que sejamos o tipo de família que Deus deseja.


De alguém que acredita na família.


#família #acreditar #fé

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page