top of page
Buscar

Respeite as mulheres


Leio no DN (Diário de Notícias), em sua versão digital, que foram detidos na região de Coimbra seis suspeitos de violência doméstica. É sabido que a agressão às mulheres não se configura numa realidade somente da cidade de Coimbra, de Portugal, mas é algo que se apresenta como uma é uma realidade global. Numa sociedade em que as mulheres cada vez ganham mais espaço, vemos também o recrudescimento de atos violentos em relação a elas. No entanto, segundo as Escrituras, como é que as mulheres devem ser tratadas? De acordo com a carta de Paulo aos Efésios e da de Pedro aos crentes da diáspora, as orientações estão muito claras ao afirmar:


“Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela” e “Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus. Tratem-na de maneira correta, para que nada atrapalhe suas orações” (Ef 5.25; 1 Pe 3.7). 

O que aprendemos com esses dois textos?


A primeira lição que aprendemos é que as mulheres devem ser amadas. E mais! O texto afirma que elas precisam ser amadas como Cristo amou a igreja, ou seja, maridos que amam as suas mulheres devem estar dispostos a morrer por suas amadas e não espancá-las. Amar é tomar atitudes que promovem o bem, que produzem alegria. Portanto, ame sua companheira e não use de violência para com ela.

A segunda lição que aprendemos com esses textos é que as mulheres devem ser cuidadas e protegidas. Além disso, se o marido deve morrer por ela, implica dizer que numa situação de risco, ele irá protegê-la Desse modo, percebemos que os textos também mostram que os maridos devem ser compreensivos e devem cuidar das esposas e tratá-las como mais frágeis. Portanto, é fundamental que homens protejam e cuidem das mulheres e não as violentem.


Por último, os textos ensinam que as mulheres devem ser honradas e não violentadas. Sendo assim, é essencial que seja reconhecido todo o valor das mulheres, exaltando-as pelo que são e fazem. Honrá-las é reconhecer a importância delas e reconhecê-las como suas iguais e tendo os mesmos direitos que os homens têm.

O DN informa que mulheres são vítimas de violência doméstica na cidade de Coimbra, em Portugal. Esse é um fenômeno que acompanhamos diariamente nas redes sociais. Entretanto, a Escritura afirma que as mulheres devem ser valorizadas e amadas e jamais desprezadas e violadas. Portanto, termino declarando enfaticamente o seguinte: Respeitem as mulheres!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page