Segurança

Este tem sido um momento em que pedem para que as pessoas fiquem em casa. Dizem que elas evitem sair e fiquem protegidas e em segurança dentro de seus lares. Estamos vivendo num clima de incertezas, não sabemos quem ouvir pois são muitas as vozes que aparecem e cada uma diz uma coisa. Este é um momento de incertezas e insegurança geral.
Vivemos uma guerra declarada, não apenas contra uma pandemia, mas contra aqueles que pensam diferente. Queremos ter sempre razão. Em certo sentido, somos ditadores, e por isso, entramos em guerra com quem pensa diferente. Gosto do que afirmou Eugene Peterson: “A guerra sempre foi a maneira clássica escolhida para impormos nossas ideias a respeito do que seja bom às pessoas das quais não gostamos ou àquelas que desaprovamos. E continua sendo.” Guerreamos porque desejamos ver nossa vontade sendo realizada. Caos e mais caos, insegurança, incertezas. Vaidade de vaidade, tudo é vaidade diz o Pregador, mas nesta incerteza, reina a insegurança e o homem vai construindo seus castelos de areia.
Hoje deparei-me novamente com um texto extremamente conhecido. Todos em algum momento já o citaram. Contudo, neste dia, ele saltou-me aos olhos de maneira distinta. Diz o salmista: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Sl 23.1). Este pequeno verso traz paz e segurança. Gera estabilidade em meio as incertezas e instabilidades do dia-a-dia.
A primeira realidade que este verso diz, é que eu pertenço a Javé. A minha vida é do Soberano. Ele é meu dono e nada nem ninguém, poderá arrebatar-me d’Ele. Sou propriedade exclusiva de Javé.
A segunda lição que aprendo neste verso diz, é que eu conheço quem é o meu Senhor. Este verso me projeta para uma relação transcendente, que diz que a minha fidelidade e confiança, jamais estarão depositadas em homens, em visões políticas e muito menos em mim mesmo. Minha confiança e segurança estão no Senhor.
Outra lição que este verso traz para mim, é que o Senhor é o meu protetor. Ele é o meu pastor. Aquele que me guarda. Ele é quem me protege. O Senhor é quem me conduz e guia a minha vida. Não importa por onde eu tenha que ir, não importa os vales que tenha que atravessa, Ele me protege e guarda, pois Ele é o meu Pastor.
Neste momento de tanta instabilidade e confusão. Nesta hora de insegurança, onde as pessoas optam por se agredir e ofender, desrespeitando-se por escolherem uma determinada visão política e por depositarem sua confiança em projetos de homens, numa guerra desenfreada para mostrar que se tem razão. Em meio a todo este caos, instabilidade eu prefiro olhar para cima, não numa visão escapista, mas na certeza de que em Deus, no Deus revelado nas Escrituras eu posso ter segurança.