top of page
Buscar

Sem preconceito



Esta circulando um vídeo de um casal, onde contam como se conheceram e, enquanto contam a história, mostram todo o preconceito que têm. Talvez, o vídeo não gerasse tanta polémica, se fosse gravado por um casal comum, mas o mesmo foi gravado por um pastor de determinada igreja e, por isso, causou revolta e indignação em muita gente.


É preciso dizer que eles erraram, mas como eles, em algum momento nós já tivemos nossas atitudes preconceituosas. Não estou eximindo-os do que aconteceu, mas estou assumindo que não sou diferente deles. Jamais esquecerei o domingo em que preguei na Igreja Batista Redenção no texto de Tiago que diz: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tg 2.1). E ao chegar em casa deparei-me com um senhor que sofria de hanseníase e na hora eu quis fugir dele, mas lembrei do que preguei e pedi perdão a Deus. Aquele homem me olhou sorrindo e perguntou se eu poderia ajudá-lo, para aliviar minha consciência peguei o que podia na dispensa para ofertar para ele e depois, fui buscar um novo testamento. Quando lhe entreguei tudo, disse que tinha algo mais importante, que era o alimento espiritual e lhe entreguei o novo testamento e aquele homem, sorriu novamente, e disse-me que sabia que estava tratando com um irmão. Ele me viu como irmão e eu o vi como alguém indigno. Todas as vezes que recordo deste dia, entristeço-me porque percebo que o preconceito faz parte de mim.


A declaração do pastor foi preconceituosa e olhando para toda a Escritura, posso dizer que foi pecaminosa, mas tanto ele como eu, precisamos reconhecer os nossos erros e confessá-los ao Senhor e descansar na sua graça e misericórdia. O pastor errou, mas erraram também os que manifestaram ódio e aversão, não a atitude do pastor, mas a todos os evangélicos.


Somos preconceituosos e se o nosso preconceito não é em relação a cor da pele, pode ser visto de outras maneiras. Quem nunca ouviu a seguinte frase: “Eu não sou preconceituoso, até tenho amigo …” Isto já indica o nosso preconceito. Devemos lembrar do refrão da canção “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana que diz: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, mas como é difícil para nós amarmos pessoas sem rótulos, sem ideias preconcebidas.


Confesso que ao ver o vídeo, fiquei indignado com a atitude daquele jovem e disse que percebia a razão das pessoas não desejarem se juntar à igreja evangélica, mas revendo e lendo os comentários, vi que muitos que censuravam a atitude do pastor generalizavam e mostravam o seu próprio preconceito em relação às pessoas que fazem parte da igreja evangélica. Foi neste momento, que mais uma vez pude perceber que todos nós somos preconceituosos. Sim, todos carregamos as nossas preferências e por causa destas, deixamos pessoas de parte. Contudo, precisamos fazer aos outros aquilo que queremos que seja feito em relação a nós. Se não queremos que nos destratem, devemos agir assim também. O Senhor Jesus disse: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mt 7.12). Eis o nosso grande desafio, tratar os outros como eu desejo ser tratado. Se agirmos assim, o preconceito deixará de existir em nosso meio.


#vida #preconceito #amor

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page