Buscar

Ser como Cristo


Seguir a Jesus é um desafio enorme e um ato revolucionário, pois não há nada mais radical do que o cristianismo. Nesse sentido, vale refletir nas palavras de John Sttot: “Deus quer que o Seu povo se torne como Cristo, pois a semelhança com Cristo é a vontade de Deus para Seus filhos”. Se assim é, devemos olhar para Cristo e seu tempo compreendendo que “Olhar o tempo de Jesus é tentar reunir todas as coordenadas que nos permitam situar e compreender o verdadeiro alcance da mensagem de Jesus, os seus gestos, as suas opções, a forma como ele enfrentou as autoridades do seu tempo, tanto religiosas como as políticas, como podemos ver nas narrativas da paixão e não só”. Esse desafio é descrito assim por Lucas:


“Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses” (Lc 8.1-3). 

O que aprendemos com essa narrativa?


O texto nos ensina que a caminhada com Cristo é a caminhada da cura. Lucas apresenta-nos duas realidades dos que caminham com Cristo. Ele diz que as mulheres foram curados de espíritos malignos, pois estavam doentes do espírito, aprisionadas por forças malignas, mas também é dito que foram curados das suas enfermidades. Portanto, quem aceita caminhar com Cristo é curado de todos os seus males, mas principalmente o espiritual.


O texto também ensina que quem caminha com Cristo é livre. Lucas mostra que os que seguem a Cristo estão livres de si mesmo, livres do egoísmo e acima de tudo, do preconceito. Entretanto, como vimos anteriormente, que aqueles que foram libertos das forças malignas, podemos afirmar, estão livres das garras dos espíritos malignos e por seguirem a Cristo, podem ser aquilo que devem ser em Cristo, como também aquilo que Deus espera que eles sejam como filhos.

Por último, o texto mostra que a caminhada com Cristo é a caminhada do ensino. Quando analisamos o contexto vemos o Mestre ensinando através de parábolas e, além disso, seus seguidores são chamados de discípulos e não podemos esquecer que um discípulo é um aprendiz. Logo, aquele que caminha com Cristo está sendo ensinado por Ele, é um aprendiz que deseja ser como o seu Mestre.

Caminhar com Cristo é ser alguém que foi curado de todos os males é ser livre e acima de tudo um aprendiz voraz que deseja ser como Ele. Sendo assim: Segues o padrão hedonista deste mundo ou ao Senhor Jesus? Quem é o Senhor da tua vida?

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Negue-se