top of page
Buscar

Tempestades


Eu cresci no Amazonas desfrutando das chuvas tropicais e quem lá cresceu sabe como é bom tomar banho de chuva. Entretanto, houve um momento, num passeio de barco, num dia chuvoso, que por muito pouco uma tragédia não aconteceu. O fato é que na caminhada da vida enfrentamos tempestades, enfrentamos problemas e muitas vezes pensamos que iremos sucumbir e outras tantas achamos que Deus não está minimamente preocupado conosco. Foi assim também na vida dos discípulos de Jesus, quando enfrentaram uma tempestade e, ao verem que estavam indo a pique, dirigiram-se a Jesus para que os salvasse. O evangelho de Marcos narra-nos esse episódio assim:


“Ao anoitecer, Jesus disse a seus discípulos: Vamos atravessar para o outro lado do mar. Com ele a bordo, partiram e deixaram a multidão para trás, embora outros barcos os seguissem. Logo uma forte tempestade se levantou. As ondas arrebentavam sobre o barco, que começou a encher-se de água. Jesus dormia na parte de trás do barco, com a cabeça numa almofada. Os discípulos o acordaram, clamando: Mestre, vamos morrer! O senhor não se importa? Jesus despertou, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Aquiete-se! De repente, o vento parou, e houve grande calmaria. Então Jesus lhes perguntou: Por que estão com medo? Ainda não têm fé? Apavorados, os discípulos diziam uns aos outros: Quem é este homem? Até o vento e o mar lhe obedecem! (Mc 4.35-41). 

Quais as lições que aprendemos com esse texto?


A primeira lição que aprendemos é que caminhar com Cristo não nos isenta de ter que enfrentar dificuldades. O texto declara que o dia estava chegando ao fim e Jesus disse aos discípulos para atravessarem para o outro lado e outros barcos os seguiam. O problema é que, na travessia, surgiu uma grande tempestade, ou seja, as tempestades da vida não têm hora para surgir, elas aparecem e nos desestabilizam, mesmo que estejamos caminhando com Cristo.


A segunda lição que aprendemos é que mesmo caminhando com Cristo, quando enfrentamos as nossas tempestades é natural ter medo. O texto deixa claro que os discípulos estavam aterrorizados, achavam que iriam morrer e por isso, temeram e o medo é um aspecto da natureza humana. Portanto, quem caminha com Cristo, quando enfrenta suas tempestades, quando passa por crises é natural ter medo e isso não faz da pessoa menos cristã ou menos espiritual, apenas mostra a sua natureza humana.

A terceira lição que aprendemos é que mesmo com medo e enfrentando as tempestades da vida, Deus nunca nos abandona. Jesus estava no barco, dormia tranquilamente enquanto os discípulos se desesperavam e, no auge do desespero, acordaram Jesus questionando-o. Porém, o Mestre repreendeu os ventos e a tempestade. Portanto, antes de ficar lutando contra as correntes e os ventos, busque primeiramente auxílio de Jesus que não nos abandona, pois Ele tem todo poder e autoridade para cessar as tempestades sejam elas quais forem.

Presta atenção! Não importa qual a tormenta que estás atravessando, podes estar cheio de medo, lembra-te que Jesus está contigo. Sendo assim, ergue a tua voz numa súplica a Ele que irá se manifestar em tua vida.

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page